Colunistas Diagramação de álbuns Renata Bitencourt

O que é um álbum fotográfico?

congresso de fotografia

Banner_FotosAntigas-7

Parece uma pergunta bastante boba, né? Claro que você sabe o que é um álbum! Mas manter esse conceito bem vivo em sua mente quando for diagramar é fundamental para que não esqueça o verdadeiro propósito do seu trabalho. Um álbum é uma coleção de fotografias que reunidas contam histórias. Mais do que escolher cores e elementos gráficos, sua função principal ao diagramar um álbum é contar a história através das fotos e organizá-las para que possam ser apreciadas por muitos e muitos anos.

Cada momento, cada sorriso, cada toque captado tem um valor imenso e é através do álbum fotográfico que narramos nossa existência. Dos momentos marcantes aos registros do dia a dia. Em um álbum colecionamos memórias e através delas nossas futuras gerações irão conhecer suas origens, assim como tivemos a oportunidade de conhecer a nossa — graças aos antigos álbuns com fotos coladas por nossas mães e avós.

Por isso que os álbuns emocionam tanto e têm um valor tão grande para nossos clientes. E com o passar do tempo se tornarão ainda mais valiosos, até o ponto em que nenhum valor financeiro seja comparável ao valor que o álbum terá para a família. Minha mãe tinha o hábito de montar álbuns supercaprichados. Nem sei dizer quantas vezes eu vi e revi esses álbuns ao longo da minha vida.

A tecnologia digital nos permite fotografar muito e criar recordações incríveis a partir das fotografias. Acredito que por isso o design esteja cada vez mais próximo do trabalho do fotógrafo profissional. Ao invés dos álbuns colados, podemos fazer muito mais com nossas imagens. São álbuns tradicionais, livros gráficos, calendários, cartões, decorar nossa casa com porta-retratos, fotos nas paredes e por aí vai…

Banner_FotosAntigas-1

Mas, por incrível que pareça, apesar de toda a facilidade de acesso à tecnologia de impressão de qualidade e com custos muito mais viáveis atualmente, muitos deixam suas fotos apenas em HD ou CDs esquecidos em gavetas, perdendo assim o hábito gostoso de se reunir em torno de um álbum ou de uma caixa cheia de fotos para recordar momentos bacanas e reviver histórias.

Cabe a nós, profissionais da área, incentivar nossos clientes a retomar esse antigo e maravilhoso hábito de colecionar memórias. E quanto mais confortável você se sentir com a diagramação desses materiais, mais entusiasmo terá para vender álbuns aos seus clientes. Apaixone-se pela ideia e certamente você conseguirá passar essa mensagem aos seus clientes!

E para provar que nem sempre em casa de ferreiro o espeto é de pau, mostro um álbum que diagramei com as fotos de uma sessão fotográfica que fiz com meu filhote. Ver as fotos no álbum juntas é muito mais gostoso!

IMG_5391

IMG_5393

IMG_5403

IMG_5406

IMG_5410

IMG_5432

 

Sobre o autor

Renata Bitencourt

RENATA BITENCOURT é formada em ciência da computação pela Universidade Gama Filho e durante anos seguiu carreira na área comercial de empresas multinacionais de tecnologia. “O design sempre foi uma área de grande interesse. Como trabalhava com tecnologia, tive meu primeiro contato com web design – eu deveria programar, mas acabava sempre muito envolvida nas questões relacionadas ao layout dos projetos. Minha carreira em tecnologia se desenvolveu na área comercial, mas minha paixão pelo tema me fez continuar estudando e aprofundando meus conhecimentos. Posso dizer que sou uma designer autodidata. Em 2007, o design mudou completamente o rumo da minha vida profissional e fundei a Book2u Design, empresa de diagramação de álbuns”.

3 comentários

Clique aqui para postar um comentário

  • Oi Renata comecei a acompanhar seus posts depois que vi seus vídeos no youtube de como configurar documentos no indesign e estou aprendendo muito. Tenho uma dúvida referente a essas configurações acessei a página de medidas da digipix e gostaria de criar todos os albuns deles para no indesign as configurações seriam as mesmas que você demonstrou no album Panoramico GG Quadrado apenas tenho de mudar por exemplo o eles pedem 420x297mm eu teria de colocar 420mm – 6mm da sangria e 297mm + 297mm – 6mm da sangria. E essas medidas são padrões para qualquer empresa de impressão ou varia? Obrigado e desculpe perguntar por aqui.

    • Oi Junior! Imagina! 🙂 O racional para criação dos presets é o mesmo para todos os álbuns da Digipix.

      Porém, no caso que você menciona, você deve colocar 426mm – 6mm x 30,3 cm – 6mm. E ai distribui os 3 mm de sangria em cada lado do documento.

      As medidas não são padrões, você deve sempre perguntar para a encadernadora aonde irá imprimir. Por isso é tão importante criar os preset. Agiliza muito o trabalho.

      Espero que ajude! 😉















error: Content is protected !!