Colunistas Fotografia de bebês Fotografia de família Simone Di Domenico

Crianças: menos sessões, mais beleza

Livros de fotografia

Fotografar crianças mensalmente durante o primeiro ano de vida é um desafio – e também algo que me parece um pouco desatualizado. Há quase 20 anos, quando iniciei na fotografia, já se fazia aquela foto de mês, infalivelmente.

Simone Di Domenico (8)

Lembro-me da preocupação de, a cada novo mês, fazer algo bonito e diferente dos meses anteriores. Mesmo para fazer uma única fotografia de filme (e era única mesmo), procurava fazer o melhor ao meu alcance: investia em cenários, brinquedos e até roupas. Acabava ficando repetitivo, sem sentido e, além de tudo, não era barato.

Fui me dando conta de que aquilo tudo era desnecessário e que as fotografias pareciam artificiais, pois queria algo que trouxesse recordações e que fosse realista. Então comecei a pedir para as mães trazerem os brinquedos e as roupinhas da criança. Poderiam ser simples, as do dia a dia de preferência, pois elas eram realidade e trariam consigo a lembrança de muitas histórias vividas. Assim, aos poucos, eliminei todos os adereços e busquei a essência da pessoa fotografada e da luz que a ilumina.

Simone Di Domenico (6)

Junto a isso simplifiquei ainda mais: transformei a sessão mensal em trimestral e a chamei de “fases do bebê”. Eu os fotografo durante o ano inteiro em cinco sessões e, quando o ano se encerra, faço a diagramação e a encadernação das 50 melhores imagens, transformando-as em uma verdadeira joia de família.

montagem_banner_newborn

O passar dos anos parece ter acelerado o tempo e tenho a sensação de que três meses do passado são como um mês no presente. As pessoas, em geral, têm menos tempo para tudo, e fotografar em estúdio mensalmente é extremamente cansativo tanto para os pais quanto para os fotógrafos. Além disso, atualmente milhares de fotografias são feitas pelos próprios pais no primeiro ano de vida do bebê, capturando o dia a dia da criança em detalhes. Então, para quê a correria em estúdio? Relaxe, diminua o volume de sessões, aumente a quantidade mínima de imagens, apresente um acabamento melhor, embeleze seu trabalho e deixe o cliente mais satisfeito para, depois de tudo, agregar valor a ele.

Simone Di Domenico (5)

Simone Di Domenico (2)

Simone Di Domenico (1)

Sobre o autor

Simone Di Domenico

Especialista em retratos de pessoas, há 20 anos Simone Di Domenico retrata sentimentos, paixões, sorrisos, carinhos e momentos. Tem em seu currículo palestras em vários congressos nacionais e internacionais e seu portfolio conta com imagens fotografadas na Toscana (Itália) e em Nova York (EUA).
Acesse o site.

1 comentário

Clique aqui para postar um comentário

  • Oi Simone vc sabe que adoro seu trabalho pois adoro fotografia,me fotografou a primeira vez ainda na época dos filmes….enfim sabes parte da minha história inclusive da minha nova fase de vida do meu amor que estou louca para que vc fotografe kkkk…bjsss queridona..















error: Content is protected !!