Câmeras, lentes e iluminação Colunistas Equipamentos de fotografia Fabiana Maruno

Fabiana Maruno: cuidado com a câmera!

congresso de fotografia

Há alguns dias, peguei uma das minhas câmeras e vi que a proteção do display estava rachada, mas não tinha nenhuma lembrança de impacto forte no meu equipamento.

Lembrei de quando eu comprei meu cinto para poder usar duas câmeras ao mesmo tempo. Ele tem um sistema de rosca que prende a câmera por baixo (belt button). Um dia, durante a minha sessão de fotos – puff! –, a câmera caiu no chão e destruiu minha 70/200 novinha em folha. Sorte que eu tinha seguro dela e fui reembolsada.

Assim, quais são os acessórios e as providências que um fotógrafo deve tomar no seu dia a dia para poder trabalhar tranquilo?

O filtro para lente é fundamental. Em minha opinião, um bom filtro é um ótimo investimento. Acho melhor os sem cores – caso queira fazer alguma alteração extrema de cores, você tem para isso todos os recursos dos programas de edição.

Fabiana-!
Passei a usar um cinto para poder carregar duas câmeras, mas isso não evitou que uma delas caísse

Sempre use um cinto ou alça no pescoço presa à sua câmera. Confesso que sinto uma verdadeira agonia quando vejo alguns fotógrafos com as câmeras diretamente na mão! Se você quiser mais mobilidade, hoje existem algumas opções de cinto que evitam que a sua câmera fique diretamente solta na mão.

Se possível, use sempre o para-sol (lens hood). Eu sei o que muita gente vai dizer: “Não tem sol nem nada, por que é que você está com esse negócio na sua lente?”. É que esse “negócio”, além da proteção em caso de sol, protege de impactos na sua lente.

Compre uma mala ou mochila profissional para levar seus equipamentos e protegê-los da chuva e de impactos. E use sempre uma proteção no seu display LCD, não só para não riscá-lo, mas igualmente para evitar impactos.

IMG_6446b
Mantenha sempre a alça da câmera em volta do pescoço

Se possível, faça um seguro dos seus equipamentos contra roubo e acidentes. Não sei se é uma prática comum aí no Brasil, mas na Europa todo mundo faz.

Caso você opte por um cinto alternativo para carregar a câmera, ainda assim não abandone a alça do kit. Você pode utilizá-la junto com o cinto como uma segurança adicional. Pode enrolar a alça na mão, por exemplo. Se eu tivesse feito isso, quando minha 5D se soltou do cinco, não teria caído no chão e destruído a 70-200…

img_3171a1-1-e1366640175599

 

FABIANA MARUNO cursou 3 anos de publicidade e propaganda na PUC-PR, onde teve seu primeiro contato com a fotografia, e é formada em administração pela UFPR. Atualmente, ela é fotógrafa do Conexão Paris e correspondente do Photo Channel. Apaixonada por Paris, transformou essa paixão em fotografia e, através dela, eterniza os momentos mágicos vividos nessa cidade incrível.

.

Sobre o autor

Fabiana Maruno

FABIANA MARUNO cursou 3 anos de publicidade e propaganda na PUC-PR, onde teve seu primeiro contato com a fotografia, e é formada em administração pela UFPR. Atualmente ela é fotógrafa do Conexão Paris e correspondente do Photo Channel. Apaixonada por Paris, transformou essa paixão em fotografia e, através dela, eterniza os momentos mágicos vividos nessa cidade incrível.

Adicionar um comentário

Clique aqui para postar um comentário















error: Content is protected !!