Externa: ensaios sob a luz do sol

Na Europa, o clima é de inverno. O período é de muita neve e estou quase congelando. Por outro lado, no Brasil é verão. Muito sol e praia, clima perfeito para uma sessão de fotos fora do estúdio. Para aproveitar o clima daí, vou falar sobre um fotógrafo fera em externas, que adora pôr do sol, luz, sombra, e cujo resultado das fotos é incrível.

Emerson Corrêa é de Curitiba (PR). Ele começou a fotografar quinze anos atrás, apenas como hobby, após adquirir uma câmera fotográfica Nikon N50.

Como achava suas fotos muito ruins e queria uma câmera na qual pudesse controlar as funções, tomou gosto por essa coisa de poder fazer uma fotografia diferente, criando seu estilo. Assim, tornou a paixão uma profissão.

Emerson descreve assim o seu trabalho: “Em alguns momentos (na maioria), dramático, porque trabalho com imagens que fogem do espontâneo natural, uso muita luz e fotometria além da exigida pela câmera… Fotos à luz do dia, mas com aspecto de noturnas”.

O cara quer transformar dia em noite, e brinca a luz para conseguir esse resultado.

Emerson também diz que, em externa, você tem um cenário “gratuito”, onde tem mais liberdade para criar e abusar da luz.

Como equipamentos, ele usa basicamente dois corpos de câmera full-frame, Nikon D3S e D700, lentes grande-angulares, zoons e teleobjetivas, lembrando que são todas lentes da linha profissional, com aberturas máximas de 1.8 e 2.8 – detalhe importante: todas sem nenhum tipo de filtro de correção ou polarização.

Emerson também foge do Photoshop. O máximo que muda em suas fotos é a saturação.

Ele usa muito a grande-angular olho-de-peixe nas fotos em que o assunto (modelos, noivos) fica em uma contraluz do sol, porque dessa forma tem uma perspectiva de muita profundidade de campo.

Posso dizer que ele é um fotógrafo que adora o inusitado, ângulos que só quem está fotografando pode explorar, como de cima de uma árvore, com a câmera na mesma tangente do solo, através de galhos vazados, em primeiros e segundos planos, no reflexo de uma janela ou de uns óculos, sobre frestas de portas….

Nos dias 11 e 12 de março, ele fará um workshop em uma praia do litoral catarinense (Penha), falando sobre externa. Para quem não puder ir, ficam as excelentes dicas do Emerson. Agora, é sair do estúdio e tomar gosto pelas externas.

FABIANA MARUNO cursou 3 anos de publicidade e propaganda na PUC-PR, onde teve seu primeiro contato com a fotografia, e é formada em administração pela UFPR. Atualmente ela é fotógrafa do Conexão Paris e correspondente do Photo Channel. Apaixonada por Paris, transformou essa paixão em fotografia e, através dela, eterniza os momentos mágicos vividos nessa cidade incrível.

Artigos relacionados

Um Comentário

  1. Amém tuas fotos eu poderia fazer fotos externas com Câmera profissional mais simples?

    Perdi todos os meus eequipamentos em um assalto, quando saia de um evento!

    Quero fazer fotos juvenil ! (Externa)

    Aguardo contato!