Ana Telma Furtado Colunistas Ensaios com gestantes Fotografia de família

Como fugir da mesmice em ensaios de gestantes

Livros de fotografia

“Mão na barriga! Olha pra cá! Agora olha um pro outro… Isso! Dá um beijinho, dá um abraço…” Não é fácil fazer um ensaio de gestante e fugir da mesmice! As poses clássicas são um porto seguro para aqueles que têm um pouco de dificuldade em dirigir os fotografados.

Não que o clássico seja errado ou ruim, mas quem busca ter um trabalho criativo se cansa de fazer sempre as mesmas poses coreografadas, o que acaba deixando o portfolio sem diversificação. Os assuntos – mamãe grávida, papai grávido e a barriga – são o centro das atenções em todas as fotos e é preciso se desafiar para entregar um trabalho único. Mas, com alguns passos, é possível criar imagens diferentes em cada sessão de fotos.

Este artigo foi dividido em duas partes e hoje, na primeira, será apresentado um conjunto de dicas básicas para se fazer um ensaio criativo e diferenciado, apenas atentando para alguns pequenos detalhes. Na segunda parte, serão apresentadas ideias para trazer ainda mais destaque ao seu trabalho, criando imagens únicas e com o seu estilo. Vamos à primeira parte:

Dicas básicas para um ensaio criativo:

  • Encontre e trabalhe a luz

Saber trabalhar com a luz e aproveitá-la da melhor maneira possível é uma arte e deve ser a primeira coisa a ser aprendida por qualquer pessoa que queira fotografar qualquer coisa. E isso não é tarefa fácil, uma vez que a luz se comporta de maneira diferente a cada situação que encontramos. É preciso entender que a luz pode ser direta, indireta, difundida, rebatida etc. para poder tirar o melhor proveito dos efeitos que ela pode causar em uma fotografia. Na foto abaixo, apesar de a luz ser difusa em todas as direções, ela era um pouco mais intensa vindo da direita para a esquerda, por isso pedi que a Carol olhasse para aquele lado, a fim de não ter sombra em seu rosto. Tal técnica deve ser sempre observada, principalmente em retratos mais de close, a fim de conferir volume ao rosto do fotografado, devido às sombras formadas.

Ensaio Carol e Rafa 016

Na foto a seguir, o pôr do sol maravilhoso desse dia pintou lindos tons de azul e laranja no céu e não podia deixar de ser aproveitado. Nesse caso, posicionei o casal Flávia e Thiago contra a luz do sol e fotometrei para o céu, buscando os tons mais fechados que eu queria na foto, deixando o casal somente com sua silhueta sendo revelada. Ao fotografar silhuetas, é importante deixar a forma daquilo que você quer mostrar bem definida. Nesse caso, o beijo tinha que ser dado bem de levinho, quase não tocando, para evitar que a silhueta se transformasse num borrão preto disforme.

Flavia e Thiago 019

E, nessa última foto, a luz foi utilizada entrando na lente, causando um flare que dá um tom característico na imagem, passando a sensação de leveza, um sentimento angelical que a gravidez traz para uma mulher.

Flavia e Thiago 020

  • Encontre ângulos diferentes

Não se pode ter medo de ousar quando o assunto é ângulo. Se mexer bastante durante o ensaio, subir em cadeiras, se abaixar, traz imagens com linguagem mais diversificada ao ensaio e pode te ajudar a descobrir um estilo de fotografar que você goste, auxiliando inclusive na hora da compra de futuras lentes. Após colocar o casal na posição desejada e fazer as fotos comuns (retrato, paisagem, mais aberta, mais fechada etc.), experimente subir em uma cadeira e fazer a foto de cima, ou deitar no chão e aproveitar o céu ou a paisagem acima, colocar a câmera no chão e fotografar desse nível etc. O resultado diversifica o ensaio e te ajuda a descobrir o tipo de ângulo que faz o seu estilo.

Na foto a seguir da Carol e do Leonardo, eu deitei no chão e aproveitei a copa da imensa árvore que estava ao lado deles para compor a foto, passando uma sensação de grandiosidade e plenitude ao momento.

Ensaio Carolina e Leonardo 100

  • Utilize a composição em camadas

A composição em camadas é um nome novo para uma técnica já muito utilizada na fotografia que consiste em sobrepor planos em uma mesma imagem na hora do clique. É como se você contasse mais de uma história na mesma imagem, colocando um assunto em primeiro plano e outro em segundo (ou mais), geralmente com somente um em foco, mas que os dois somados se complementem, contando uma história completa dentro da imagem.

O retrato a seguir da Carol, traz uma sobreposição simples, feita com as flores do muro ao seu lado, complementando o ar de timidez que sua expressão traz e que sua personalidade me mostrou naquele dia.

Ensaio Carolina e Leonardo 077

A imagem seguinte, da Carol e do Bruno, traz a palavra Home em primeiro plano, enfatizando a ideia do ensaio feito em casa e a ligação deles com o ambiente familiar, além de trazer o casal em desfoque ao fundo, porém deixando claro ser o retrato de uma sessão de gestante.

IMG_9195

  • Pense em elementos para serem incorporados nas fotos com antecedência

Às vezes, ideias simples podem trazer um diferencial para a sessão de fotos, além de proporcionarem um clima de descontração e leveza que os fotografados precisam para se soltarem durante o dia. Essas ideias podem surgir da conversa com o casal, trazendo para a sessão elementos que tenham a ver com o seu dia a dia e personalidade ou apenas de uma ideia que passe pela sua cabeça. Para esse ensaio da Flavinha e do Thiago eu tive a ideia de usar os M&Ms, pois achei que poderíamos inventar alguma coisa bacana e divertida, por serem coloridos e permitirem criarmos ações com eles (comer, escrever, palavras, jogar pro alto – o que sua imaginação permitir!).

Flavia e Thiago 126

  • Emoldure a foto

A moldura é uma técnica também bastante utilizada pelos fotógrafos para compor uma cena. Porém, é preciso pensar fora da caixinha para trazer o conceito de moldura para fazer uma foto fugindo do lugar comum. Dê um passo para trás, dê uma olhada em volta e procure elementos que possam emoldurar seu assunto, contando um pouco da história daquele momento. No caso da Paulinha e do Leandro, o ensaio foi feito na casa deles e eles me contaram que o que mais gostam de fazer é reformar e decorar a casa, então eu procurei, sempre que possível durante o ensaio, utilizar elementos da casa para compor as fotos. Nesse caso, usando também a técnica de procurar um ângulo diferente, a mesa proporcionou uma moldura diferenciada para o assunto

Paula e Leandro esperando Matheus 014

  • Dê um passo para trás, use o ambiente em volta

Dar um passo para trás (ou dois, ou três, ou quatro…) é uma dica muito importante para quem busca diferencial nas suas fotos. Às vezes, ficamos muito focados em fotografar aquela pessoa, aquele casal, aquele bebê, que nos esquecemos de incorporar outros elementos e o ensaio acaba ficando todo com uma cara muito igual. Compor com o ambiente e o cenário do entorno traz diversidade ao portfolio e possibilita o uso de imagens de formas bem diversas em álbuns, quadros, material de divulgação do fotógrafo etc. Como eu já tinha dito sobre o ensaio da Paula e do Leandro, quis incorporar bem o ambiente da casa deles, que era importante pra eles e foi o que procurei fazer nas imagens abaixo (106 e 140).

Paula e Leandro esperando Matheus 106

Paula e Leandro esperando Matheus 140

Na segunda parte do artigo, serão abordados temas mais complexos e que têm mais relação com o estilo de cada fotógrafo, porém ainda com o foco em trazer uma abordagem mais criativa ao trabalho. Até lá!

Sobre o autor

Ana Telma Furtado

Desde 2009 atuando no mercado fotográfico, ANA TELMA FURTADO é especialista em acompanhamento de famílias. A fotógrafa possui um estilo de trabalho diferenciado, priorizando a criatividade, simplicidade e espontaneidade. Sempre atenta ao que há de novo em tecnologia e presente nos principais congressos fotográficos do país, Ana Telma procura sempre trazer novidades aos seus clientes, proporcionando uma experiência única e personalizada.
Acesse o site.

23 comentários

Clique aqui para postar um comentário