“Debutantes” de todas as idades

Já passou o tempo em que somente os quinze anos eram marcantes na vida de uma menina. Com o crescimento econômico do Brasil, as festas estão cada vez mais sofisticadas, e os fotógrafos mais solicitados para aniversários de um, dois, cinco, sete anos – agora não importa a idade, o que vale é registrar (e bem) esses momentos únicos na vida.

Esse é um mercado que nós, fotógrafos, não podemos desprezar. E vamos combinar: depois de tantos anos de recessão e trabalho duro, nós, brasileiros, merecemos isso.

Os ensaios de família e com crianças, em alta no Brasil, também têm obtido mercado aqui na Europa. Tenho fotografado cada vez mais famílias de brasileiros com crianças em Paris, mas o que tem me chamado a atenção são alguns ensaios especialmente focados nas meninas.

São garotinhas de cinco a dez anos de idade, todas lindas, sorridentes e supervaidosas. E também com muita expectativa em relação à sessão e ao resultado das fotos. Muitas, inclusive, com experiência de outros ensaios fotográficos.

Essas princesinhas não têm absolutamente nada a ver com as crianças tímidas que a custo exibem um sorriso. São praticamente modelos, adoram trocar de look e, para elas, a sessão fotográfica é sem dúvida um prazer.

O caso é que não é fácil agradar a essas meninas e suas mães – que ficam de “plantão” durante o ensaio, vendo tudo. Elas têm um olhar mais refinado para a fotografia e são exigentes. Portanto, é importante se esforçar nesse momento e fazer o máximo.

Não vamos esquecer também que as meninas se cansam mais rápido, pois são crianças e, por isso, fome e cansaço também interferem nas fotos. Uma crise de choro ou cara feia no meio da sessão é normal, principalmente se há muitas trocas de roupa. Por isso, é importante conversar com as mamães e limitar um pouco isso. Não dá para impor o mesmo ritmo de fotos que um adulto.

Outro detalhe é nunca esquecer que, apesar de vaidosas, não estamos fotografando uma adolescente, mas uma menina: uma boneca, um laço, algum detalhe rosa não podem faltar nas fotos.

Outra dica: muitas vezes a mãe ou o pai não querem aparecer em nenhuma foto. Se isso ocorrer, insista que apareçam, pois é um momento especial. Não vamos fazer todas as fotos em família, porque estamos falando de um ensaio individual, voltado à menina, mas uma foto ou outra é sempre importante. Fica a lembrança do momento e nada como registrar esse carinho da família.

No final das contas, posso afirmar que uma sessão com elas é diversão garantida, e digo isso não apenas porque fotografo, mas porque sou mãe de duas meninas – que, aliás, já estão crescendo com o gosto pela fotografia.

 

 

 

 

FABIANA MARUNO cursou 3 anos de publicidade e propaganda na PUC-PR, onde teve seu primeiro contato com a fotografia, e é formada em administração pela UFPR. Atualmente ela é fotógrafa do Conexão Paris e correspondente do Photo Channel. Apaixonada por Paris, transformou essa paixão em fotografia e, através dela, eterniza os momentos mágicos vividos nessa cidade incrível.

.

Artigos relacionados