Books: encurte a distância do cliente

_MG_9828

Seja um ensaio de grávida, de adolescente ou até mesmo de criança, gosto de quebrar um pouco daquela distância entre profissional e cliente, me aproximando mais das pessoas. Mostro alguma foto, principalmente aquela em que eu mesma passo a alegria de ter ficado linda, e isso vai dando confiança para a pessoa e soltando-a cada vez mais.

_MG_8814Adoro fotografar em externas e locações. Com certeza, a pessoa comum, que não é modelo e não tem muita consciência corporal, se solta mais e fica mais fácil para ela se submeter à câmera, por ter um ambiente para interagir, evitando aquela coisa do que fazer com as mãos e deixando a minha direção mais livre e a minha modelo mais natural e menos posada por mim.

Gosto de criar situações para a pessoa representar. Assim, consigo um olhar, um sorriso mais natural, clico até achar que tenho a quantidade de fotos suficiente para a escolha de determinado look e aqueles que estejam rendendo mais eu aproveito melhor.

Acredito que um fotógrafo deva ter o conhecimento da técnica e a versatilidade para resolver qualquer situação, seja de clima, luz, equipamento, enfim, isso deve estar inserido em cada um, sair no automático, pois, uma vez a técnica estando “em você”, basta deixar seu coração fazer o resto.

Mesmo nos dias em que não estou no meu melhor astral, a fotografia me faz desligar de tudo e vivenciar aquele momento como se fosse a última coisa que eu tivesse que fazer na vida, buscando lá de dentro meu sentimento para fazer com que a pessoa fotografada se sinta top. Acho superimportante esse momento de fazer registros de vidas, de fases, de pessoas. É como escrever um pouco na história de cada um!

combo

_MG_9878

Alimente-se de imagens, principalmente boas imagens. Estude arte, frequente congressos sempre que puder, a troca de experiências com outros profissionais acrescenta muito nas nossas vidas, além de nos deixar atualizados com o mercado. Vá a museus, mesmo que virtuais (que facilidade temos de “viajar” pelo mundo hoje! Aproveite!). Clique, clique, clique. Hoje sei mais que ontem e menos que amanhã, e essa busca contínua é que vai construir meu olhar e refletir no resultado do meu trabalho.

Vale acrescentar que, no quesito equipamento, utilizo o mesmo há dois ou três anos, adquirindo algumas lentes e experimentando algumas luzes até bem simples. Uso uma Canon 5D Mark II, lentes 70-200mm (2.8), 100mm (2.8), 24-105mm (3.5), 50mm (1.4) e 85mm (2.8). Luzes contínuas Fresnel ou flash da Mako. Sempre que possível uso luz natural e rebatedor. Muitas vezes os dois flashes eletrônicos que carrego me salvam de situações difíceis.

E hoje é isso. Até a próxima.

 

.

Artigos relacionados

Um Comentário

  1. Mais um post muito importante e rico em informações.
    Sempre acompanho os materiais que você publica e aprendo um pouco mais em cada um.
    Grande abraço Patricia.