Book Colunistas Simone Di Domenico

Book: Por onde começar?

Livro de fotografia

Recepção, look, maquiagem, esquemas de luz, equipamento, direção… Como alinhar tudo isso para se obter um resultado simples e sofisticado, tornando a fotografia, mais do que moderna, eterna?

IMG_1941

Inicio a sessão de fotos com uma comunicação clara e objetiva em relação ao que tenho a oferecer e o que o cliente deseja.

Previamente é definido o número de produções de roupas que serão usadas, se a sessão será apenas em estúdio ou em parte com imagens externas, e também se haverá produções extras. Junto a isso é definido o tamanho do álbum a ser impresso e o valor do investimento, que é pago antes da sessão.

Na prática, a sessão inicia quando escolhemos a combinação das peças de roupas, que são trazidas pela cliente e representam a sua personalidade.

Simone Di Domenico (541)

IMG_9529okApós esse passo, eu faço a maquiagem, levando em conta que isso não serve apenas para embelezar, mas para reforçar o estilo e a personalidade individual. Com o conhecimento das regras, observo delicadamente os traços peculiares de cada um, enfatizo o que tem de melhor e amenizo o que incomoda. Não podemos transformar a aparência por completo, encaixando uma máscara – acredito que é sempre melhor menos do que demais.

IMG_9721Além de ter o controle sobre o resultado que busco na maquiagem, há outro ponto extremamente importante, que se refere à linguagem não verbal (zona de distância íntima, que é de 14-46 cm), o espaço natural que precisa ser respeitado entre duas pessoas, que ao maquiar me é permitido acessar. Esse é também o momento em que começo a conexão com a pessoa que irei fotografar.

Em seguida, defino o esquema de luz que usarei no primeiro momento. Em estúdio normalmente uso ISO e velocidade 125, variando a intensidade da luz e consequentemente o diafragma, dependendo do resultado que desejo. Fotometro a cena. Ajusto as cores (temperatura em Kelvin), defino os níveis de contrastes, saturação e tonalidade de cor na câmera e vario as lentes também conforme o resultado que desejo. A escolha da lente ideal é fundamental. Para cada pessoa há uma nova combinação, pois cada um é único e as possibilidades são infinitas.

Após a iluminação pronta e o modelo posicionado, inicio a sessão, lembrando que é importante manter a conversação e a energia o tempo inteiro. Pessoas comuns não têm a obrigação de saber fazer poses ou se portar em frente à câmera, quem precisa dar as coordenadas é o fotógrafo. Para uma boa direção é preciso saber o que se busca como resultado, deixar a pessoa se expressar e, com atenção aos seus movimentos, apenas refinar as poses.

Simone Di Domenico (564)

O que é mais incrível quando fotografamos é a percepção da individualidade de cada um em sua forma de se expressar, de pensar e da energia que cada um carrega. Tudo isso reunido ao fato de que nada se repete em uma sessão de fotos, nem o momento, nem as pessoas, tudo é único e exclusivo. Não há certo nem errado, há maneiras diferentes de se fazer e essa percepção muda a concepção e já não há espaço para a mesmice. Tudo é novo, o tempo todo.

Sobre o autor

Simone Di Domenico

Especialista em retratos de pessoas, há 20 anos Simone Di Domenico retrata sentimentos, paixões, sorrisos, carinhos e momentos. Tem em seu currículo palestras em vários congressos nacionais e internacionais e seu portfolio conta com imagens fotografadas na Toscana (Itália) e em Nova York (EUA).
Acesse o site.

3 comentários

Clique aqui para postar um comentário

  • Oi Leo, tudo bem?
    Para mim a maior ferramenta de Marketing que existe chama-se DBB (Divulgação Boca a Boca), e fazer o seu melhor, trabalho por trabalho, deixar as pessoas extremamente satisfeitas, assim um(a) amigo(a) o indicará para outro(a) e com essa segurança você começa a captar cada vez mais clientes que serão fiéis e o indicarão sempre, claro que este é um processo lento, mas duradouro, blog, face, site são fundamentais, alimente-os sempre com o que você tem de melhor, selecione tudo antes, mostre apenas o que está 100% bom. Assim construí minha vida, um dia de cada vez com o desejo de estar sempre melhor.