Altair Hoppe Colunistas Tratamento de imagem

A foto ‘estourou’? Veja como corrigir

Livros de fotografia
flash-fig01
Figura 1

Brilhos estourados. Com certeza, é o pesadelo de muitos fotógrafos na hora de avaliar as fotos, principalmente as de casamentos e outros eventos sociais. A noiva estava linda, sorridente, mas, por um descuido, a foto ficou clara demais e os detalhes do vestido sumiram. Um pequeno erro de exposição ou de regulagem da intensidade do flash e lá se vão todos os detalhes das áreas mais claras da imagem.

Evidente que não é possível incluir no álbum de casamento um desastre desses ou apresentar para o cliente, por exemplo, da área de publicidade ou moda. Antes, vamos aplicar um truque do Photoshop em cima da imagem.

Veja a figura 1 acima. Observe como as áreas brancas estão sem detalhes. O primeiro passo é duplicar a camada com o atalho Ctrl + J. A seguir, mude o modo de mesclagem na paleta Camadas / Layers de Normal para Multiplicação / Multiply. Observe que alguns detalhes nas áreas dos brancos apareceram como num passe de mágica (fig. 2).

Mas isso ainda não é suficiente. Por isso, duplique mais quatro ou cinco vezes essa camada com o Ctrl + J até que todos os detalhes do vestido fiquem visíveis. Agora sim.

flash-fig02
Figura 2

Não se preocupe com as outras áreas da foto que foram afetadas e ficaram comprometidas. Vamos corrigir tudo isso. O segundo passo é achatar todas as camadas mescladas. Use o atalho Ctrl + E. Agora, você terá apenas duas camadas, a original e a que mesclamos.

A seguir, crie uma máscara de camada clicando no botão na base da paleta Camadas / Layers (fig. 3). Selecione a ferramenta Pincel / Brush, defina preto como cor de primeiro plano e reduza a opacidade para 50% na barra de opções da ferramenta Pincel.

flash-fig03
Figura 3

Finalmente, passe o pincel sobre as áreas da imagem que deseja restaurar da imagem original – nesse caso, o rosto (fig. 4). Se necessário, vá alterando a opacidade da ferramenta até deixar a passagem entre a pele da noiva e o vestido bem suave e natural.

flash-fig04
Figura 4

É apenas uma questão de paciência! A figura 5 mostra a eficiência desse método.

flash-fig05
Figura 5

Esta dica faz parte do livro Adobe Photoshop para Fotógrafos, Designers e Operadores Digitais – Vol. 3.

Sobre o autor

Altair Hoppe

Altair Hoppe é diretor da iPhoto Editora. Jornalista, é autor da série best-seller dos livros Adobe Photoshop para Fotógrafos, Designers e Operadores Digitais - Volume 1, Volume 2, Volume 3, Volume 4 e do livro Fotografia Digital Sem Mistérios. Também é autor dos DVDs Photoshop Dicas & Truques – Vol. 1 e Vol. 2. É membro da National Association of Photoshop Professional – USA, ministra palestras e seminários para universidades e cursos "in company" por todo o país. É diretor da iPhoto Editora.

4 comentários

Clique aqui para postar um comentário















error: Content is protected !!