Colunistas Criatividade

5 exercícios nada ortodoxos para tirar seu cérebro da zona de conforto

Foto: Pexels

Bloqueios criativos são inevitáveis. Nosso cérebro tem, naturalmente, uma tendência a encontrar um estado de inércia. Essa inércia é, basicamente, “ligar o automático” da nossa cabeça e começar a fazer as coisas sempre da mesma forma.

Quando conseguimos enxergar essa inércia, precisamos de algo que nos motive a seguir em frente. E isso é muito mais subjetivo do que parece. Segue abaixo 5 exercícios nada convencionais que irão dar um “sacode” no seu cérebro e tirar ele da preguiça.

1. Converse com crianças

Converse de verdade com elas. Crianças com 4 ou 5 anos já têm muitos conceitos mentais formados, mas sem a influência direta da sociedade. Elas são o reflexo puro e simples da criatividade. Pergunte coisas a elas. Peça que elas o ajudem em uma resolução de problemas. Você irá se surpreender com o que pode aprender com elas.

2. Não tenha medo de ser idiota

O medo é um dos agentes paralisantes da criatividade. Quando pensamos no que as outras pessoas irão pensar das nossas atitudes, estamos bloqueando nosso cérebro de agir impulsivamente e, em muitos casos, esse é um bloqueio criativo.

Foto: Helena Lopes/Pexels

3. Consuma cultura inútil

Quanto mais conhecimento você tem sobre os mais variados temas, mais fácil fica de você criar associações mentais. Esse conhecimento não precisa, necessariamente, ser técnico ou específico de sua área de atuação. Apenas serve como um gatilho poderoso para estimular sua atividade cerebral.

4. Leia o dicionário

Não estou dizendo para você ler todo o dicionário. Mas um exercício interessante é, uma vez por dia, abrir em alguma palavra nova e entender o conceito dela, aplica-la em uma frase, usar em uma conversa. Você estará, assim, desenvolvendo o seu cérebro com coisas novas.

5. Seja Grato!

Seja grato por tudo que você tem e pelo que você é. Seja grato pelas pessoas que estão ao seu lado. Aquelas que compram sua ideia. Aquelas que você sabe que pode contar em qualquer situação. Aquelas que você pode se inspirar. Seja grato pelas suas conquistas e pelos fracassos. A gratidão estimula partes do nosso cérebro que nos dão sensação de felicidade. Essa sensação tem o poder de estimular a nossa criatividade.

Você pode encontrar esses e outros conselhos, além da teoria M.A.R. sobre a criatividade no ebook que está disponível grátis em:
http://www.rafaelfesta.com.br/ebook


Assine nossa newsletter e fique informado :)

Rafael Festa

Rafael Festa

Rafael Festa é colunista do iPhoto Channel. Fotógrafo catarinense, ele procura mostrar a essência de famílias e mulheres em suas imagens. Aspirante a escritor e criança em pele de ogro, acredita que a criatividade é uma das principais habilidades do futuro.

Adicione um comentário

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as novidades por e-mail












error: Content is protected !!