Cinema

Game of Thrones: as razões artísticas para a baixa iluminação

Livros de fotografia

Em sua última temporada a série Game of Thrones está sendo o assunto da internet nas últimas semanas. Três episódios já foram ao ar e o último era o mais esperado da trama. Intitulado “The Long Night” trazia cenas de uma guerra épica nunca antes vista em série e televisão. Foram 55 noites de filmagens que trouxeram momentos avassaladores. Mas um “detalhe” trouxe críticas ao episódio: a iluminação das cenas.

O diretor de fotografia Fabian Wagner concedeu uma entrevista à revista Vanity Fair explicando o ocorrido. “Eu queria evoluir a iluminação para fazer a narrativa da iluminação evoluir com a narrativa dos personagens” explica o diretor. Realmente as cenas passam a ser melhores iluminadas conforme a batalha vai chegando ao fim, mas juntando a iluminação com a qualidade transmitida pela HBO a série acabou por perder alguns pontos com os fãs.

Na fotografia e no cinema a iluminação é a chave do que se quer transmitir. Mesmo uma grande série de sucesso conseguiu ser afetada por conta da iluminação das cenas. Estamos tratando de um trabalho muito fiel a acontecimentos e cenas escuras são praticamente comuns em Game of Thrones mas talvez a escolha de usar pouca iluminação tenha sido equivocada e não muito bem planejada.

A última temporada da série também recebeu algumas críticas em relação ao visual, ao qual o diretor Robert McLachlan respondeu a INSIDER em 2017 “Acho que estamos todos na mesma página em que estamos tentando ser o mais naturalista possível” diz o diretor “como se eles não fossem absolutamente iluminado por nós, mas apenas pela Mãe Natureza ou por algumas velas, para que pareça mais naturalista, embora tenha sido aprimorado em alguns casos” explica  McLachlan.

Fonte: Time

Sobre o autor

Eliza Doré

Eliza Doré

Jornalista do iPhoto Channel é formada pela Univali em Comunicação social com ênfase em jornalismo e pós-graduada em Gestão Cultural, estudou fotografia documental em Buenos Aires.

1 comentário

Clique aqui para postar um comentário















error: Content is protected !!