Cinema

As regras de Hitchcock para assistir ao filme Psicose

Livros de fotografia

O clássico filme Psicose, lançado em novembro de 1960, ganhou enorme notoriedade no mundo cinematográfico por sua narrativa, fotografia e inovação. O diretor Alfred Hitchcock, considerado até hoje um dos grandes nomes do cinema, despertou enorme interesse no público com pré-estreias que foram minuciosamente gerenciadas.

As cidades de Nova York, Chicago, Boston e Filadélfia receberam as pré-estreias, que na época eram super elaboradas para o que estavam acostumados. No lado de fora da bilheteria havia um estande de 1,5 metro com uma foto do diretor que dizia “É necessário que você seja PSICÓTICO do começo ao fim” o que logo de cara intrigava o espectador.

A regra imposta por Hitchcock para assistir ao filme tornou-se conhecida, ele dizia: “NÓS NÃO PERMITIREMOS VOCÊ enganar-se! Você deve ver PSICÓTICO do começo ao fim para aproveitá-lo completamente. Portanto, não espere ser admitido no teatro após o início de cada apresentação. Nós dissemos ninguém – e significa ninguém – nem mesmo o irmão do gerente, o presidente dos Estados Unidos ou a Rainha da Inglaterra (que Deus a abençoe)”

Um guarda de Pinkerton foi contratado e barrava qualquer recém chegado, e então uma gravação com a voz de Hitchcock dizia: “O gerente deste teatro foi instruído, com risco de vida, a não admitir ao teatro nenhuma pessoa após o início da sessão. Quaisquer tentativas espúrias de entrar pelas portas laterais, saídas de incêndio ou poços de ventilação serão atendidas à força. Foi-me dito que esta é a primeira vez que tais medidas notáveis ​​foram necessárias. Mas esta é a primeira vez que eles viram uma foto como Psycho.”

Toda esta tensão na pré-estreia do filme Psicose causou comentários nos meios sociais e logo todos estavam falando do novo filme de Hitchcock. “Psycho tem uma construção muito interessante e esse jogo com o público foi fascinante. Eu estava dirigindo os espectadores. Você pode dizer que eu estava tocando como um órgão” conta Hitchcock.

O sucesso do filme era mais que necessário o maior investimento veio do próprio diretor e de sua empresa Shamley Productions com o valor de US$ 806.947,55. Na época os estúdios Hollywood haviam recusado a proposta de produzir Psicose. Hoje este clássico cinematográfico é referência mundial assim como seu diretor.

Fonte: Flashback

Sobre o autor

Eliza Doré

Eliza Doré

Jornalista do iPhoto Channel é formada pela Univali em Comunicação social com ênfase em jornalismo e pós-graduada em Gestão Cultural, estudou fotografia documental em Buenos Aires.

Adicionar um comentário

Clique aqui para postar um comentário















error: Content is protected !!