A fotografia nos filmes de Agnès Varda

Na manhã desta sexta-feira (29) foi anunciado o falecimento aos 90 anos da diretora e artista Agnès Varda, em decorrência de um câncer. O anúncio foi feito pela sua família à AFP. Varda é reconhecida pelo seu pioneirismo na nouvelle vague, ousadia e descontração. Foi uma das primeiras mulheres no cinema francês em 1960, teve seu último filme “Visages Villages” rodado em 2017.

Visages Villages
Retrato de Agnès Varda

Varda iniciou sua carreira como fotógrafa. A diretora é reconhecida pela sua maestria na narração voz over em seus filmes onde as imagens estáticas dos personagens fazem referência a pintura e fotografia. Seu primeiro filme “La Pointe Courte” foi dirigido em 1954, aos seus 25 anos, apenas com o conhecimento adquirido de seus estudos livres.

La Pointe Courte
La Pointe Courte
La Pointe Courte

Em 1962 a diretora lança Cléo de 5 a 7 que reafirma sua posição no cinema, o filme representou a França no Festival de Cannes. Um de seus filmes em destaque é Ulysse, rodado em 1982, o nome do filme é o título de uma foto de 1954, da qual a diretora toma como ponto de partida. Varda trabalhava com a fotografia como seu modo de criação, eram aliadas e fluíam juntas em prol de grandes trabalhos realizados pela diretora.

Ulysse
Cleo de 5 a 7
Cleo de 5 a 7

Artigos relacionados