Cinema

130 anos de Charlie Chaplin

Livros de fotografia

No dia 16 de abril nascia o rei da comédia muda na Inglaterra. Charles Spencer Chaplin foi ator, diretor, produtor, humorista e dono do bigode mais famoso das telas de cinema. Hoje após 130 anos de seu nascimento o cinema ainda é influenciado pelo seu humor perspicaz e por suas críticas sociais.

Aos 19 anos Charlie assinou um contrato com a empresa Fred Karno e mudou-se para os Estados Unidos. Após ser procurado pela indústria cinematográfica em 1914 passou a trabalhar para a Keystone Studios onde deu vida a inúmeros personagens como The Tramp. “Eu queria que tudo fosse uma contradição: as calças folgadas, o casaco apertado, o chapéu pequeno e os sapatos grande. Adicionei um bigode pequeno que adicione idade sem esconder minha expressão. Eu não tinha ideia do personagem. Mas no momento em que eu estava vestido, as roupas e a maquiagem me fizeram sentir a pessoa que ele era. Comecei a conhecê-lo e, quando entrei no palco, ele nasceu totalmente” escreveu Charlie em sua autobiografia.

The Tramp ganhou destaque internacional e é hoje um dos personagens mais conhecidos no mundo. A era dos filmes passou pela transformação tecnológica e The Tramp continuou sendo mudo, isso porque Charlie tinha um forte sotaque britânico enquanto o personagem era americano. O último filme de The Tramp foi a despedida de Charles do personagem, Modern Times é conhecido como o último filme mudo.

Mas a vida pessoal de Charlie sempre foi muito especulada. Sofreu com o abandono do pai que deixou sua mãe com os dois filhos. A pobreza agravou ainda mais a situação, até o dia em que sua mãe foi internada em uma clínica para doentes mentais e Charlie seguiu tendo inúmeros trabalhos em buscando do sonho em ser ator. Seus diversos casamentos e romances também foram alvos de especulação, assim como os seus 11 filhos. Chaplin faleceu na manhã de Natal de 1977 aos 88 anos de idade após sofrer um derrame enquanto dormia.

Fonte: PetaPixel

Sobre o autor

Eliza Doré

Eliza Doré

Jornalista do iPhoto Channel é formada pela Univali em Comunicação social com ênfase em jornalismo e pós-graduada em Gestão Cultural, estudou fotografia documental em Buenos Aires.

Adicionar um comentário

Clique aqui para postar um comentário















error: Content is protected !!