Curiosidades

Cientistas desenvolvem lente controlada pelo olho

Uma nova lente extremamente futurista está sendo desenvolvida. Trata-se de uma lente zoom que pode ser controlada por meio dos olhos, mais especificamente de piscadas. Até então parecia coisa de filme de ficção, mas agora o mundo real está imitando a arte. Pesquisadores da Universidade da Califórnia, em San Diego, criaram um protótipo de lente de contato que pode alternar automaticamente entre o foco em objetos próximos ou distantes e dar zoom em áreas específicas de uma cena.

A lente é montada em um olho humano com um conjunto de cinco eletrodos aplicados ao globo ocular. O protótipo funciona apenas em uma plataforma especial usando vários componentes que foram miniaturizados. O controle pelas piscadas se dá por meio de uma carga elétrica que é aplicada nas camadas de polímero da lente e se expande com a contração e movimentos dos olhos.

O artigo intitulado  ” Uma lente biomimética controlada por sinal eletrooculográfico“, foi publicado na revista Advanced Functional Materials. Além do controle pela piscada a lente ainda permite que se olhe para diferentes direções, ou seja, não é algo estático. Apesar da novidade estar muito longe de chegar ao mercado, estamos falando de um grande avanço tecnológico, que daqui alguns anos pode modificar profundamente como vemos e, quem sabe, como registramos as imagens, afinal, a lente fotográfica inicialmente é um tipo de imitação dos olhos, mas agora com essa pesquisa os cientistas estão introduzindo funções de uma lente, como o zoom, no olho humano.

Fonte: PetaPixel