O DXoMark, um respeitado site especializado em análises de câmeras fotográficas, lentes e smartphones, acaba de eleger o Honor Magic 5 Pro como o celular com a melhor câmera do mundo. Apresentado durante a Mobile World Congress (MWC) 2023, o novo smartphone da Honor foi testado em diversos quesitos e obteve a pontuação máxima de 152 pontos, superando o Huawei Mate 50 Pro, que ocupava o topo do ranking anteriormente com 149 pontos e o iPhone 14 Pro Max.
O Honor Magic 5 Pro possui um conjunto de três câmeras traseiras de 50 MP + 50 MP + 50 MP, que se destacou em todos os quesitos verificados pelo site, como fotos externas, fotos em ambientes internos, registros feitos com baixa luminosidade e fotos e/ou vídeos no modo retrato feitos com grupos de pessoas. Além disso, suas câmeras contam com recursos como sensor de 1/1,12″, lente de abertura f/1,6, AF, OIS, ultrawide de 122° e tele de 3.5x, além de uma resolução de vídeo de até 4K a 60 fps.
Entre os pontos positivos apontados pelo DXoMark, destacam-se o excelente desempenho de zoom, alcance dinâmico e do isolamento dos objetos no modo retrato, bom nível de detalhes, baixo ruído, foco automático rápido e preciso, e boa estabilização do dispositivo durante captura de vídeos e fotografias em macro. O Honor Magic 5 Pro também foi considerado o melhor dispositivo Android para captura de vídeos em movimento. Um YouTuber resolveu testar e descobrir realmente se o celular é tudo isso que o DXoMark afirma. Veja abaixo o vídeo com os resultados:
A DXoMark ainda comparou o Honor Magic 5 Pro com o iPhone 14 Pro em diversos momentos, já que o aparelho da Apple é um dos mais competitivos no quesito câmera e principalmente filmagem. Segundo a avaliação do site, “para muitos atributos de teste, o iPhone 14 Pro e o Honor Magic 5 Pro estavam em um nível muito semelhante, mas ao fotografar com pouca luz ou em condições internas, inclusive com a câmera ultrawide, o Honor foi a melhor escolha. Também ofereceu um zoom tele muito melhor, especialmente em médio e longo alcance. Para videomakers de smartphones, o iPhone continua sendo a opção número um indiscutível”.
Honor Magic 5 Pro: O novo rei da fotografia móvel
O Honor Magic 5 Pro possui um triplo conjunto de câmeras traseiras, com sensores de 50 MP cada um. O sensor principal é especialmente impressionante, com abertura f/1.6 e um sensor relativamente grande de 1/1.12 polegadas. Já a ultrawide de 50 MP, com abertura f/2.0 e campo de visão de 122 graus, oferece a possibilidade de capturar imagens incríveis em espaços reduzidos. E o terceiro sensor, uma teleobjetiva de 50 MP com abertura f/3.0, zoom óptico de 3,5x e zoom digital de até 100x, é um dos grandes destaques do dispositivo, segundo a avaliação do site especializado DXoMark.
A Honor também investiu em recursos de IA para auxiliar na captura de movimentos, como as ferramentas Millisecond Falcon Capture, AI Motion Sensing Capture e Ultra Fusion Computational Optics, que permitem ao usuário capturar imagens e vídeos em movimento com muito mais facilidade.
O resultado de todos esses avanços tecnológicos é um smartphone que conquistou a nota mais alta da história do DXoMark: 152 pontos. O Honor Magic 5 Pro superou o Huawei Mate 50 Pro, que era o campeão anterior com 149 pontos, tornando-se o smartphone com a melhor câmera do mundo atualmente.
Para os amantes da fotografia mobile, a qualidade das imagens produzidas pelo dispositivo é impressionante. As fotos externas alcançaram 168 pontos e as fotos internas, 157 pontos. Além disso, o Honor Magic 5 Pro também se destacou nos registros feitos com baixa luminosidade e em fotos e/ou vídeos no modo retrato feitos com grupos de pessoas.
Embora o dispositivo seja praticamente imbatível no quesito fotografia, o DXoMark também destacou algumas deficiências, como o modo retrato, que teve problemas de estabilidade e prévia de imagens, alcance dinâmico que não se saiu bem em algumas condições e alguns tons de pele que não ficaram muito naturais nos registros feitos pelo aparelho. Mesmo assim, o Honor Magic 5 Pro se consolidou como a melhor opção para aqueles que desejam capturar fotos incríveis com um smartphone. Como o smartphone foi lançado na semana passada na Europa deve demorar um pouco para equipamento chegar ao Brasil. O preço sugerido pela DXoMark é de US$ 800 (cerca de R$ 4.200 sem impostos).