Fotojornalista cearense conquista prêmio de direitos humanos
A foto que o cearense Edimar Francisco Soares, fotógrafo de O Povo de Fortaleza, fez durante a Copa das Confederações ainda repercute. A imagem, que ele intitulou Reciclando vidas, ganhou o Prêmio Anamatra de Direitos Humanos, na categoria “Fotografia”. Concedido pela Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), o prêmio foi entregue na última quinta (27).
“Foi uma honra ganhar o prêmio. A foto teve uma repercussão muito grande dentro e fora do Brasil. A imagem mostra o abismo entre as classes sociais em um evento de porte como a Copa das Federações”, comentou Edimar.
Sua imagem mostra a entrada de torcedores do estádio do Castelão, em Fortaleza, para o jogo entre Brasil e México, dia 19 de junho. Dentro de uma lixeira ao lado da fila, está uma catadora de recicláveis. Algumas pessoas que passam jogam lixo sobre ela. “Uma cena humilhante”, postou Edimar à época da foto.
Esta foi a sexta edição do Anamatra. “A cada edição, o prêmio inova e agrega valores e novas ideias”, afirmou a coordenadora do concurso e diretora de cidadania e direitos humanos da entidade, Silvana Abramo. A recompensa conferida ao vencedor de cada categoria é de R$ 10 mil, mais um troféu.
Além de Edimar, João Roberto Ripper foi homenageado pelo seu trabalho de inclusão em comunidades carentes do Rio de Janeiro e a série Crime à liberdade de imprensa, do fotógrafo Domingos Peixoto, de O Globo, vencedora do Prêmio Esso deste ano, recebeu menção honrosa.