Catálogo brasileiro com obra de William Eggleston ganha prêmio internacional

O catálogo da exposição William Eggleston, a cor americana, produzido pelo IMS e com curadoria e edição de Thyago Nogueira, é um dos cinco melhores catálogos de fotografia do ano eleitos pelo prêmio Paris Photo-Aperture de Fotolivros.

Tribunal decidiu em favor do fotógrafo, alegando que o fato de ter impresso as imagens em suporte diferente do usado no original tornou a cópia uma nova obra
Foto: William Eggleston

A premiação possui três categorias – catálogo de fotografia, primeiro fotolivro e fotolivro – e é uma das mais prestigiadas do gênero. Este ano, recebeu mais de 1.000 inscrições, vindas de cerca de 60 países.

O catálogo criado para a exposição
O catálogo criado para a exposição

Além de 124 fotografias do mestre da cor, o livro-catálogo possui textos inéditos de David Byrne, de Geoff Dyer, do crítico de arte Richard Woodward e do curador, além da primeira tradução para o português do texto seminal de John Szarkowski, publicado no catálogo William Eggleston’s Guide, de 1976. O projeto gráfico é de Luciana Facchini. Os vencedores em cada categoria serão anunciados em novembro.

Foto de William Eggleston
Foto de William Eggleston

banner_fineart

Artigos relacionados