Fotografar casamentos é sempre um desafio. Existe uma grande responsabilidade em se registrar esse momento tão importante para o casal. Os obstáculos só aumentam se considerarmos que o fotógrafo atua em uma cidade do interior, com difícil acesso a cursos na área, e também com certa restrição de locações para ensaios. Eduardo Perazzoli mora em Ji-Paraná, Rondônia, e destaca outra dificuldade: “Não é fácil encontrar noivos apaixonados pela minha fotografia, dispostos a investir o valor do meu trabalho em um estado de densidade demográfica de aproximadamente 7 habitantes por quilômetro quadrado”.
Eduardo se dedica totalmente à fotografia de casamentos. Para ele, esse é um fator preocupante, considerando a pequena taxa populacional. “Tenho a exclusividade e opção de fotografar apenas um casamento por final de semana (com exceção dos meses de julho e dezembro). Os custos de manutenção ficam altos e isso precisa ser adicionado ao orçamento”, explica. Mas isso não impede que ele prossiga atuando nessa área que considera apaixonante e na qual se encontra há quatro anos.
O fotógrafo é também designer há aproximadamente sete anos. Com seu equipamento de trabalho na agência começou, com certo medo, registrando casamentos de amigos. Bastaram alguns cliques para que o receio se transformasse em empolgação e ousadia. De lá para cá, sempre procura captar imagens que agradem e que também mostrem ângulos diferentes daqueles que a maioria das pessoas conseguiu ver. “Isso faz com que o meu olhar leve um casamento novo aos noivos”, afirma.
Sempre buscando total discrição, Eduardo trabalha apenas com sua esposa, a também fotógrafa Priscila Gonçalves. Isso lhe dá o conforto de confiar a ela os momentos a sós com a noiva e permite, em várias situações, praticamente desaparecer na cerimônia para captar momentos únicos. Apenas em casos especiais, dependendo da quantidade de convidados, eles levam um terceiro fotógrafo ou assistente.
Com um bom equipamento (Nikon D800 e D3s, três flashes dedicados e lentes fixas e claras), Eduardo se tornou muito perfeccionista quanto à técnica. Ele raramente se contenta com o primeiro clique: “A luz muito bem controlada e posicionada tem sido um diferencial do meu trabalho”, declara, acrescentando que lê e estuda muito, inspirando-se na luz perfeita de Cliff Mautner, na arte de Jose Villa, no jornalismo e discrição de Daniel Aguilar, na técnica de Anderson Miranda e na naturalidade de Evandro Rocha. Além de buscar referência em renomados fotógrafos, gosta de assistir a filmes, sempre prestando muita atenção na fotografia. Não bastasse isso, antes de qualquer casamento ou ensaio, ele experimenta incansavelmente diferentes técnicas. Quando se trata de ensaios, a escolha da locação é um momento muito importante e pode definir o sucesso de um ensaio. “Procuro sempre encontrar um local que tenha alguma ligação ou história com o casal. Esse elo com certeza melhora e muito o resultado final de um ensaio”. Confira abaixo quatro fotos de Eduardo Perazzoli, com suas observações técnicas.
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