Fotógrafa recusa cobrir casamento gay nos EUA

A recusa de uma fotógrafa em cobrir um casamento gay está motivando um debate nos Estados Unidos envolvendo a sempre conflitante relação entre as liberdades individuais, as convicções religiosas e os direitos civis.

O caso teve início em setembro de 2006. Elaine Huguenin, fotógrafa de Albuquerque, Novo México, foi procurada por Vanessa Willock para fazer as fotos do casamento desta com a companheira Misti Collinsworth. Elaine, que administra com o marido Jonathan a Elane Photography (assim mesmo, sem o “i”) e é evangélica,recusou a oferta, alegando que o casamento homoafetivo contraria a sua fé.

elane-huguenin1
Elaine: recusa intensificou a polêmica

Elaine recorreu à Suprema Corte dos Estados Unidos, que nesta segunda-feira (7) decidiu se abster do caso, corroborando assim a decisão do tribunal do Novo México, que multou a fotógrafa em 6.637, 94 dólares.

O Novo México é um dos dezessete estados norte-americanos a legalizar casamentos do mesmo sexo – embora não o fosse em 2006. Esse liberalismo, no entanto, contrasta com o vizinho Arizona, onde a bancada republicana do legislativo estadual aprovou no final de fevereiro uma lei que permitia aos comerciantes recusar serviços a homossexuais com base em princípios religiosos. Polêmica, a lei foi vetada pelo governador do estado, Jan Brewer.

A controvérsia, portanto, está na ordem do dia da política norte-americana. Grupos de direitos têm se posicionado a favor e contra o casal Huguenin. Por aqui, o tema é igualmente espinhoso, conforme atesta uma matéria recentemente realizada por este site (leia aqui). 

Artigos relacionados