Aqui na Europa, principalmente na França, tradição é algo muito valorizado. Pequenos rituais que se repetem de geração em geração são indispensáveis. Não seria diferente em um momento tão especial e único como o casamento, que nada mais é que um ritual e uma tradição ao mesmo tempo.
Quando fotografei um casamento aqui, descobri que haviam fotos consideradas tradicionais. A famosa foto de todos os convidados na saída do civil é indispensável, e nada de bolo de casamento – eles fazem pièce montée, de macaron (comida típica francesa). Ah!, os noivos servem os convidados dando o macaron na boca deles – o máximo, né? Outra foto importante é a do rótulo do champanhe com os nomes dos noivos.
No início, eu pensava em fazer o casamentos 100% fotojornalismo, pois como disse em outro artigo, o casamento acontece por si. Assim, seguir os noivos e ter um segundo fotógrafo atento aos convidados seria o suficiente.
Hoje eu penso diferente. Antes de tudo, falo com os noivos antes e na hora, para saber quem são as estrelas dessa festa. É claro que no topo estão os noivos, pais, avós, mas também pode ter um amigo querido, aquele cara tímido que apresentou o casal, mas que não faz nada de extraordinário durante a festa.
Envolvido com a cobertura fotojornalística, é grande o risco de o fotógrafo não registrar todo mundo que foi no casamento, ou esquecer pessoas importantes mas não tão evidentes. Assim, a tal foto francesa do grupo tem seu sentido, não é? No Brasil, com suas grandes festas, acho que o pessoal vai achar estranho, uma foto assim de grupo, mas fazemos algumas fotos posadas com todo mundo que é realmente importante na vida dos noivos.
Assim, acho que o legal é fazer os dois estilos, fotojornalismo e fotos posadas, e garantir que tudo seja registrado, e ter fotos incríveis sem esquecer ninguém.
FABIANA MARUNO cursou 3 anos de publicidade e propaganda na PUC-PR, onde teve seu primeiro contato com a fotografia, e é formada em administração pela UFPR. Atualmente ela é fotógrafa do Conexão Paris e correspondente do Photo Channel. Apaixonada por Paris, transformou essa paixão em fotografia e, através dela, eterniza os momentos mágicos vividos nessa cidade incrível.