Um casal recebeu uma simples tarefa de limpar uma unidade de armazenamento em Massachusetts, nos Estados Unidos, e acabou descobrindo um pequeno tesouro com cerca de 2.000 câmeras e lentes antigas, que pode ser uma das maiores coleções do mundo.
O chefe de Kristen Cusumano, que trabalha meio período em um salão de bronzeamento, pediu pra ela limpar e esvaziar uma unidade de armazenamento. “Meu chefe, o dono do salão, também é dono de várias outras propriedades pela cidade, incluindo uma unidade de armazenamento (pequenos depósitos). Um dos caras que alugou uma unidade faleceu há alguns anos e meu chefe queria esvaziar a unidade”, disse Kristen.
“Meu chefe perguntou se eu e meu namorado, que também já tinha trabalhado pra ele, se teríamos interesse em limpar a unidade. Meu namorado adora fazer esse tipo de coisa e quando soube que poderíamos ficar com o que encontrássemos dentro da unidade como pagamento, ele concordou imediatamente”, contou Kristen.
Antes que ela fosse limpar a unidade, o chefe de Kristen disse que no depósito havia “algumas câmeras”. “[Nós] ficamos animados pensando que poderíamos encontrar algo como três ou quatro câmeras”, disse Kristen. Depois de abrir o depósito, Kristen e o namorado começaram a retirar as caixas que se encontravam no interior da unidade e leva-las para seu apartamento. Veja as fotos abaixo:
“Quando meu namorado trouxe as primeiras caixas para o nosso apartamento, imaginamos que poderíamos ter entre 100 a 200 câmeras na unidade”, pensou Kristen. Porém, conforme foram abrindo as caixas eles encontraram nada menos do que 1.000 câmeras e 1.000 lentes antigas/vintage, um verdadeiro tesouro cheio de raridades. A coleção, digna de um museu, segundo alguns especialistas pode ser uma das maiores e mais diversificadas do mundo.
“Meu apartamento é pequeno, então você pode imaginar que pode ser difícil armazenar uma coleção tão grande, mas meu lema é onde há vontade, há um caminho! E nós conseguimos!”, disse Kristen sobre a dificuldade de arrumar espaço para tantas câmeras e lentes.
A descoberta da coleção surpreendente de câmeras e lentes causou grande comoção no mundo da fotografia. Muitos entusiastas de fotografia analógica e colecionadores se interessaram pelos itens raros que faziam parte da coleção encontrada. “Os itens mais valiosos que encontramos até agora foram uma lente Minolta MD 135mm 1:2 que vendemos por US$ 2.300 (cerca de R$ 11.500), uma Minolta CLE em uma bolsa com duas lentes M-Rokkor e uma lente Leica”, contou Kristen.
Quase todos os equipamentos estão sendo vendidos numa loja virtual criada Kristen e o namorado no eBay. Com a venda das câmeras e lentes, o casal está obtendo uma ótima renda extra para complementar a receita. Porém, nem todos os itens foram colocados à venda. Alguns dos equipamentos mais valiosos o casal optou em ficar para uso próprio. Veja abaixo mais algumas fotos da surpreendente e valiosa descoberta:
Leia também: Homem paga 3 dólares em negativo e descobre tesouro fotográfico do século 20