A Canon começou a semana com números lá nas alturas. A empresa anunciou um sensor APS-H de 250 megapixel (a foto ficaria em um tamanho suficiente para ler as letras de um avião em 18 quilômetros de distância). Mas não é só isso. Eles também revelaram a construção de uma nova DSLR de 120 megapixel com montagem EF. Ah, e uma câmera de vídeo 8K.
Essas são as boas notícias. A má notícia é que a Canon ainda não tem previsão de lançar essas monstruosidades no mercado. Ainda assim, dá para ter um vislumbre do que a empresa está preparando.
Segundo a Canon, a DSLR de 120 megapixels com EF mount terá imagens de alta resolução extrema, sendo a câmera capaz de recriar textura tridimensional, mostrando a presença de sujeitos, tornando-os visíveis como realmente são em frente aos olhos. Os arquivos RAW devem ter pelo menos 232MB.
De acordo com a Canon, haverá uma câmera de vídeo 8K com super sensor CMOS equivalente à 35 milímetros, que gravará em 8192×4320 de resolução de vídeo (8K), ou 35 megapixels. Ela vai entregar taxas de quadros de até 60 fps com 13 stops de gama dinâmica. O corpo da câmera terá montagem EF e a Canon diz que 78 das suas 96 objetivas EF serão compatíveis com a câmera de 8K.
Por fim, o sensor APS-H com tamanho de 250 megapixel: este será voltado para aplicações comerciais, como câmeras de vigilância. Apesar dos pixels abundantes, a Canon diz que a câmera ainda será capaz de gravar em 5 fps. O vídeo do sensor irá entregar resolução que é 30x a de uma câmera 4K.
FONTE: PND