A Canon acaba de patentear uma surpreendente lente super-teleobjetiva no Japão. De acordo com a nova patente, trata-se da objetiva EF 1.000mm f/5.6 DO, projetada para câmeras fotográficas DSLRs com sensor de imagem full-frame.
De acordo com o Daily Camera News, é possível que a lente tenha recurso óptico de difração, a sigla DO. Isso significa que a lente 1.000mm deva ser menor e mais leve em comparação a lentes de mesma distância focal. É possível que esta lente esteja sendo planejada para utilização nas Olimpíadas de Tokyo em 2020. Então não a veremos lançada tão cedo.
O detalhe não tão positivo é que lentes com tecnologia DO são geralmente mais caras. Levando em consideração que objetivas com esse tipo de distância focal já são normalmente caras (acima dos R$ 10 mil), poderemos esperar um preço bastante salgado na EF 1.000mm f/5.6. Outra característica é a montagem EF, compatível com uma vasta gama de câmeras Canon.
Essa não é, de qualquer forma, a maior lente da Canon. A empresa já produziu a monstruosa 5.200mm f/14 e também tem em seu arsenal a lente 1.200mm f/5.6.