Quem já fez fotografias macro sabe que uma das maneiras mais baratas de fazer esse tipo de fotografia, quando se usa câmera com lente intercambiável, é comprar um anel inversor. Dessa forma, conseguimos encaixar a objetiva ao contrário, o que cria o efeito macro de ampliação.
De fato, não é algo que vem naturalmente nas lentes. Ou você compra um acessório para fazer essa inversão, ou uma lente macro (há também como fazer isso segurando a lente na frente da câmera, o que não é, porém, a forma mais segura). Essas são os jeitos mais práticos de criar uma fotografia macro. Ao menos até agora. Parece que a Canon quer investir nessa ideia da inversão, pois acaba de registrar uma patente que traz um anel de montagem na parte de trás (como de costume) e também na parte da frente da objetiva. Ou seja: uma lente 2 em 1. A novidade foi publicada inicialmente pelo site japonês Egami.
Uma desvantagem de se usar o anel inversor é que algumas coisas como o controle de abertura a partir da câmera ou o foco automático ficam impossíveis de se usar. No caso de uma lente com o sistema de montagem em ambos os lados, torna-se possível o uso desses mecanismos direto da câmera, sem complicações.
É bom lembrar que patentes de produtos são apenas registros de ideias possíveis, o que não significa que esta objetiva se tornará um produto no mercado tão logo. Mas trata-se de uma inovação do tipo “como ninguém pensou nisso antes?”, então torcemos para ver esta lente um dia nas prateleiras.
Fonte: PetaPixel