Dicas de Fotografia

Canon lança software gratuito que transforma sua câmera numa webcam para videoconferências

Hoje, muitas pessoas precisam de webcams para fazer videochamadas ou videoconferências pelo Zoom, Teams, Google Meet, Skype, etc. E geralmente, acabamos usando a própria câmera do computador ou do celular, o que nem sempre gera uma imagem de alta qualidade. Por isso, a Canon desenvolveu o EOS Webcam Utility, um software gratuito que transforma 25 câmeras DSLR, Mirrorless e PowerShot em webcams para videochamadas.

Antes até era possível fazer isso, mas usando um software de terceiros ou uma placa de captura, o que não era nada prático. O EOS Webcam Utility funciona por meio de uma conexão USB e é compatível com os seguintes modelos de câmeras Canon:

O software é uma opção plug-and-play muito fácil de usar. Primeiro baixe o software no site da Canon neste link e instale-o no seu computador. Depois basta ter um cabo USB para conectar a câmera ao computador, colocar a câmera no modo vídeo e ter conexão à internet para fazer as videochamadas. Abaixo colocamos dois vídeos que mostram como fazer para transformar sua Canon numa Webcam usando o Windows e o Mac (clique nos links se quiser também os manuais de instalação).

Como instalar o Canon EOS Webcam Utility no Windows
Como instalar o Canon EOS Webcam Utility no Mac