A Canon anunciou sua nova câmera: EOS R6 Mark II. Com resolução de 24,2 megapixels, a Canon EOS R6 Mark II pode capturar até 40 fotos por segundo e possui um sistema de foco automático “altamente preciso”.
O design do corpo da R6 Mark II em geral não é muito diferente das câmeras anteriores de montagem RF da Canon, mas possui alterações no layout na parte superior da câmera. À esquerda do visor eletrônico, onde antes ficava o botão liga/desliga, agora há um novo botão para alternar entre fotos e modo de vídeo. O botão liga/desliga se move para o lado direito da câmera acima de um dos discos de comando, que agora é menor que a versão anterior. O botão de gravação de vídeo permanece inalterado, assim como o arranjo geral dos botões e mostradores na parte traseira da câmera. Veja abaixo os detalhes:
A R6 Mark II agora possui a versão da Canon da sapata multi-interface que foi introduzida pela Sony, o que dá à câmera mais capacidade de se comunicar com os acessórios suportados. A R6 Mark II também mantém a estabilização de imagem no corpo, que a empresa diz ser eficaz em velocidades de obturador até oito stops mais lentas. Veja abaixo um pequeno vídeo de lançamento disponibilizado pela Canon:
Embora a R6 Mark II possa disparar até 40 quadros por segundo com seu obturador eletrônico (até 12 quadros por segundo com o obturador mecânico), o sensor da câmera não é empilhado. A velocidade de sincronização do obturador mecânico é de 1/200 segundo enquanto o obturador eletrônico sincroniza em 1/250 segundo.
O sensor possui alguns novos recursos inteligentes, como a capacidade de dizer à câmera para alternar seu foco entre os olhos esquerdo e direito, a capacidade de informar à câmera quais tipos de assuntos ela deve priorizar, um novo modo de disparo RAW de pré-gravação, e captura HDR para assuntos em movimento.
A Canon R6 Mark II deu um grande salto no desempenho de foco automático. A empresa diz que é um sistema que combina a inteligência encontrada na R3 com novos recursos para criar detecção de assunto “altamente precisa” com configurações de humanos, animais e veículos. Além dos recursos de autofoco inteligente disponíveis anteriormente, o R6 II também adiciona cavalos, trens e aviões que agora são detectáveis graças à tecnologia de aprendizado profundo atualizada.
No lado do vídeo, a EOS R6 Mark II traz gravação de vídeo 4K interna que é superamostrada de 6K e grava em até 60 quadros por segundo sem corte (largura total) que pode gravar continuamente por 40 minutos “ou mais”. A empresa estipula que não tem um limite de gravação e observa que, por mais que uma gravação demore 40 minutos, será baseada no armazenamento disponível dos cartões de memória inseridos e na temperatura ambiente. A câmera é capaz de gravação “ilimitada” quando configurada para 4K a 30 quadros por segundo ou mais lento.
A R6 Mark II também pode gravar em Canon Log 3 e suporta gravação interna de até 4:2:2 de 10 bits em H.264 ou H.265. Quando conectada a um gravador externo atualizado e compatível, a câmera também pode gravar em 6K RAW. Quanto à mídia de armazenamento, o R6 Mark II usa um par de slots de cartão SD UHS-II.
O corpo da câmera Canon EOS R6 Mark estará disponível no mercado no final de novembro de 2022 com um preço sugerido de US$ 2.499 (cerca de R$ 12,5 mil).