Canon aceita desafio de cineasta e cria lente zoom monstro de 50-1000mm
Em 2010, a Canon foi desafiada pelo cineasta alemão de vida selvagem Ivo Norenberg a criar uma lente extrema “impossível”. A Canon aceitou o desafio e em 2014 lançou a impressionante lente de cinema ultra zoom Canon CINE-SERVO 50-1000mm T5.0-8.9 EF, que custa cerca de US$ 70 mil. Um vídeo publicado recentemente pela empresa conta um pouco sobre essa história. Assista abaixo:
Norenberg tinha especificações detalhadas em mente para sua “lente dos sonhos da vida selvagem” – uma combinação de características e especificações que pareciam ridículas na época. Ele queria ser capaz de enquadrar animais selvagens de uma distância de 90 a 100 metros, mas também queria ser capaz de fotografar paisagens amplas.
A Canon decidiu que seria necessário criar uma lente de 50-1000mm, com um alcance de zoom de 20:1, com base em um sensor Super 35. Porém, lentes com grandes recursos de zoom são geralmente grandes e pesadas, e Norenberg também queria que a lente fosse compacta e leve, pesando não mais do que 7 quilos e medindo não mais do que 40 centímetros de comprimento. Exigente!
Essa combinação de grande alcance de zoom e formato pequeno é o que dificultou esse projeto. Na verdade, a Canon afirmou que foi o projeto mais desafiador já realizado por sua equipe de design ótico. Mas mesmo assim, a Canon aceitou o desafio e depois de muito trabalho de brainstorming e design, a Canon CINE-SERVO 50-1000mm foi oficialmente lançada em outubro de 2014.
“A Canon realmente atingiu 100% das minhas especificações e minhas ideias”, disse Norenberg.
A Canon chegou a ir além dos pedidos da Norenberg, construindo um extensor de 1.5x diretamente na lente, o que leva seu alcance de telefoto para 1500mm e dá à lente um alcance total de zoom de 30x. Veja abaixo alguns exemplos da aplicação da lente: