O ano que se encerra tem sido de inesperadas emoções para a paulista Tina Gomes, 39. Foi nesse período que a moradora de Cidade Tiradentes, zona leste de São Paulo, enlutada pela perda de uma filha ainda no parto, sem emprego e com outras cinco bocas para alimentar, enveredou pelo caminho da fotografia. Sua arte chamou a atenção das pessoas e a história de Tina começou a circular pela internet (inclusive no iPhoto Channel – leia aqui).
A obra de Tina, feita de improviso e imaginação, motivou encantamento e solidariedade. Pessoas e entidades têm se mobilizado para ajudar a fotógrafa, que tem procurado se habituar à nova rotina de entrevistas para sites, revistas e até canal de tevê, e comparecer a mostras: nesta terça (2), ela inaugura sua primeira exposição, no Conjunto Nacional da Avenida Paulista, em São Paulo.
A individual ocorre por iniciativa do site Catraca Livre, com apoio da agência fotográfica SambaPhoto e do Instituto Europeu de Design (IED). O “consórcio”, porém, não parou aí e está promovendo uma campanha para dar ainda mais força a Tina. Por meio da plataforma brasileira de financiamento coletivo Kickante, está arrecadando fundos com o objetivo de melhorar as condições de trabalho da fotógrafa (cujo equipamento é bastante rudimentar), permitir que ela tenha orientação de um fotógrafo de renome (Angelo Pastorello) e obter ajuda de custo para que ela possa se manter por algum tempo (Tina tem dificuldades para se locomover em função de doenças e sofre de surtos de esquizofrenia). Para não deixar esse talento invisível, como proclama a campanha, basta clicar aqui e ajudar com qualquer valor.