Campanha de violência doméstica contra as mulheres criada no Photoshop gera polêmica
Uma campanha contra a violência doméstica sofrida por mulheres causou a maior polêmica nos últimos dias nas redes sociais. Tudo porque o artista italiano aleXsandro Palombo criou a campanha através do Photoshop e adicionou digitalmente as lesões e hematomas em várias mulheres famosas, porém elas não sabiam da campanha e não autorizaram as edições nas fotos.
Palombo compartilhou a campanha em seu perfil no Instagram, embora uma parte dos seguidores elogiaram a ação para tentar aumentar a conscientização sobre esse terrível problema, outra parte do público ficou revoltada pelo artista não ter autorização das mulheres e criar artificialmente as lesões em mulheres, supostamente, menos expostas a esse tipo de violência. Nas imagens aparecem a duquesa da família real britânica, Kate Middleton, a vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, entre outras personalidades.
Junto as imagens, Palombo acrescentou o seguinte texto: “A violência contra as mulheres é uma violação dos direitos humanos que em grande parte permanece impune. Apenas alguns que praticam violência contra a mulher enfrentam um julgamento e menos ainda são condenados”.
Embora a iniciativa seja extremamente relevante, o fato de Palombo editar as imagens sem autorização das mulheres famosas pode se tornar um grande problema para o artista. Inclusive, o artista não revelou se ao menos possui os direitos de uso das imagens.
De acordo com o site My London, a família real não respondeu aos questionamentos sobre sem autorização das fotos de Kate Middleton para a campanha. De toda forma, dezenas de pôsteres da campanha estão sendo colados e exibidos em pontos de ônibus e prédios em Milão e na Espanha.
Esta não é a primeira vez que Palombo cria uma campanha para aumentar a conscientização sobre a violência contra as mulheres por meio de imagens impactantes. No início de 2020, fotos semelhantes de Hillary Clinton, Angela Merkel, Michelle Obama e outras também apareceram nas ruas de Milão, conforme relatado pela France24.
Em 2015, a Refinery29 observou que Palombo também usou celebridades de Hollywood e reality shows como Angelina Jolie, Miley Cyrus e outros como sua tela. Na época, a publicação criticou o trabalho de Palombo por apenas arranhar a superfície da violência doméstica e o acusou de fetichizar a violência e a vulnerabilidade das mulheres.
Mesmo que o objetivo da campanha seja de aumentar a conscientização da violência contra as mulheres, você acha que o fato de o artista não ter a autorização das mulheres para fazer as edições e divulgar as imagens é errado e ele não devia fazer mais isso mesmo o motivo da ação ser super justa e necessária? Deixe sua opinião nos comentários.