Tudo o que você precisa saber sobre seguro em equipamentos fotográficos

Se há uma recomendação a ser feita aos fotógrafos com certeza é o seguro de equipamento, coisa que muitos dos profissionais só pensam depois que algo (infelizmente) acontece. Mas todo o carinho que temos pela fotografia e pelo nosso equipamento precisam ser repassados também nesse sentido. Como nós sabemos que é sempre bom ouvir a opinião de algum amigo aqui estamos nós explicando tudo o que você precisa saber.

Quanto tempo é o seguro?

Pode ser de um ano, mas há planos de 3 meses.

Em qual equipamento posso fazer o seguro?

Em todos os equipamentos que você tiver, desde mochila, lentes, câmera, flash, tripé, cartão e até pilhas.

E a nota fiscal?

Não precisa de nota fiscal, o seguro é realizado por meio de fotografia dos equipamentos e dos números de série.

Qual o valor? Vale a pena?

O seguro pode ter uma variação na taxa de 4,7% a 11% do valor do equipamento, dependendo da seguradora e o parcelamento pode ser de 4x sem juros e até 10x.

O seguro vale para território nacional e internacional?

Existem para os dois. O básico é para cobertura a nível nacional mas se você preferir pode realizar um seguro internacional.

Quais são as coberturas do seguro?

Roubo, furto qualificado, danos físicos, elétricos, por água, tumulto, atos dolosos e até de equipamento reserva. Tudo depende da sua escolha na hora de realizar o seguro.

Fui roubado, o valor retorna integral?

Na maioria das vezes sim! Mas é preciso estar ciente de que as vezes o valor de retorno pode vir um pouco menor se o valor contratado estiver acima do valor de mercado, mas isso é raro. A indenização é feita por crédito em conta corrente nunca por reposição de equipamento.

Como funciona o equipamento reserva?

Em caso de roubo, furto qualificado ou sinistro de danos como quebra/conserto você recebe uma verba para alugar equipamento enquanto aguarda a indenização.

Minha câmera caiu e quebrou, e agora?

Leve seu equipamento a uma assistência técnica e solicite um laudo/orçamento. Depois é só encaminhá-lo para a área de sinistro da seguradora e aguardar o retorno.

Tenho um drone, dá pra fazer seguro?

Dá sim! Existem 3 tipos de seguro para drones. Um apenas para roubo, outro é um seguro completo, e o RETA que cobre danos a terceiros e atende a legislação da ANAC, que obriga quem tem drone para uso profissional usar um seguro.

Artigos relacionados