Panasonic libera tecnologia de pós-foco para câmeras Lumix

Em julho, contamos que a Panasonic estava desenvolvendo a tecnologia de pós-foco para seu sistema nativo de câmeras. A expectativa era que a empresa incluiria o pós-foco nos próximos lançamentos de 2016. Mas eles foram mais rápidos.

A Panasonic acaba de liberar uma atualização de firmware grátis para as câmeras Lumix GX7, do G8 e FZ300 que dá aos usuários a capacidade de utilizar o pós-foco. Confira no vídeo como funciona a nova tecnologia:

Uma sequência de fotos é capturada, assim os usuários podem, em seguida, percorrer os pontos de foco e escolher o que mais agrada. Ou seja: você escolhe onde focar depois da foto pronta. Esperava-se que a tecnologia fosse semelhante ao que já se vê nas câmeras Lytro, pioneiras nesse mercado, mas a Panasonic tem uma abordagem totalmente diferente.

banner_lightroom

A Lytro usa micro lentes sobre pixels individuais para criar a possibilidade de múltiplos focos numa só imagem. Já a Panasonic registra o disparo em vídeo de 4K com até 49 pontos de foco, mudando ligeiramente o foco entre cada quadro.

Foto de exemplo do site SankeiBiz
Foto de exemplo do site SankeiBiz

A limitação do pós-foco da Panasonic é que o tamanho final da imagem chega só até 8 megapixels, não mais que isso. E as fotos devem registrar objetos estáticos. De qualquer forma, é interessante ver uma empresa de fotografia agregar valor a um produto depois que ele já foi vendido. Uma tendência já encontrada em outros nichos da tecnologia que bem poderia ser seguida pela fotografia.

FONTE: DIY

banner-livro-newborn-fotografia

Artigos relacionados