Câmeras, lentes e iluminação

O vício de Stanley Kubrick por lentes de câmeras

Livros de fotografia

O famoso cineasta Stanley Kubrick, diretor de filmes como “Laranja Mecânica” e “2001: Uma Odisséia no Espaço” começou sua carreira criativa como fotógrafo. E, graças a esse início, ele levou para o resto da vida uma paixão peculiar: colecionar lentes de câmeras. E, daquelas mais raras e (quase) impossíveis de se encontrar por aí, diga-se de passagem.

No vídeo abaixo, o legendário pioneiro e especialista em câmeras Joe Dunton fala sobre cada item da coleção. É um passeio de 12 minutos das lentes que Kubrick adquiriu ao longo de sua vida. Entre as lentes, aprendemos um pouco a respeito é ultra rara Zeiss f/0.7, lente que Kubrick usou para filmar cenas pela luz fraca das velas.

iphoto-stanley-kubrick-cena-a-luz-de-velas

Segundo Dunton, o conhecimento de Kubrick sobre lentes veio de seu passado. “As lentes é que realmente fazem as imagens. As lentes são a parte mais importante de tomada de imagem do cinema, que ele entendia muito bem”, explica Dunton.

A lente Zeiss f/0.7 de Stanley Kubrick.
A lente Zeiss f/0.7 de Stanley Kubrick.

FONTE: PETA PIXEL

 

lightroom

Sobre o autor

Ruca Souza

Ruca Souza é jornalista, redatora publicitária e fez parte do iPhoto Channel de 2015 à 2018. Ela também tem uma banda: www.instagram.com/rucasouza

2 comentários

Clique aqui para postar um comentário