Câmeras, lentes e iluminação

Lente Yongnuo 85mm para Canon: vale a pena comprar

Quando anunciada, esta lente 85mm f/1.8 fez bastante alvoroço, especialmente no mercado brasileiro. As objetivas da Yongnuo trazem aquilo que muitos fotógrafos e aspirantes procuram: baixo preço. E falando-se em Brasil, onde eletrônicos importados estão cada vez mais caros, preço acessível é uma qualidade que de fato chama atenção. Mas será que vale a pena?

iphoto-vale-a-pena-lente-yongnuo-85mm-para-canon (2)
A lente Yongnuo 85mm f/1.8 em uma câmera fotográfica DSLR Canon

Já publicamos aqui a review de comparação entre uma lente Yongnuo 50mm f/1.8 e a Canon 50mm f/1.8. As Yognuo são chamadas de “clone”, pois costumam ser inspiradas em uma objetiva específica – geralmente uma “cópia” das Canon. Porém, a cópia fica quase só no visual, pois os mecanismos da Yongnuo, e mesmo seus resultados, são diferentes da objetiva que serviu de inspiração. Christopher Frost criou uma review da nova Yongnuo 85mm f/1.8 demonstrando seu funcionamento tanto em câmera DSLR quanto mirrorless.

“A qualidade de construção dessa lente na verdade é muito boa, mas há alguns detalhes importantes sobre seu funcionando para notarmos”, diz Christopher Frost

As lentes Yongnuo costumam custar metade do preço da sua idêntica Canon ou Nikon. Dito isto, é importante saber que, basicamente, elas valem o preço que é pago. Não têm o mesmo desempenho da lente na qual é inspirada, porém não é de todo mal também. Se você está começando ou tem pouco dinheiro para gastar, pode ser uma boa opção.

A lente Yongnuo 85mm f/1.8 na câmera mirrorless Canon EOS M3
A lente Yongnuo 85mm f/1.8 na câmera fotográfica mirrorless Canon EOS M3

No caso da 85mm f/1.8, há vários pontos positivos. Ela tem uma construção de qualidade, com várias partes feitas com metal – por exemplo, o anel de montagem. Na qualidade ótica, ela perde em alguns pontos para a Canon, obviamente; mas as diferenças estão nos pequenos detalhes, nas maiores aberturas a partir de f/1.8. Já em f/4 a diferença se torna quase imperceptível. Além disso, ela possui foco manual que pode ser utilizado mesmo se a lente estiver configurada para o foco automático.

Porém, assim como sua versão de 50mm, a lente 85mm tem o autofoco mais lento – e extremamente barulhento. O que não interfere tanto na sua precisão, que teve acerto em 95% dos testes em câmera DSLR através do visor. A falha aparece no modo live view, tornando-se difícil para o autofoco e mais apropriada para ser usada no manual. Quando foi o momento de utilizá-la na mirrorless, com adaptador, ela apresentou problemas tanto no autofoco quando na seleção da abertura de diafragma.

Foto de Christopher Frost feita com a lente Yongnuo 85mm f/1.8
Foto de Christopher Frost feita com a lente Yongnuo 85mm f/1.8

As lentes Yongnuo também costumam ter sérios problemas com flare, dificultando a fotografia quando há fonte de luz pontual, como o sol ou uma lâmpada na noite, por exemplo. Não foi diferente com a Yongnuo 85mm.

E então, vale a pena? Sim, vale apena se você não puder comprar a versão Canon e Nikon ou se está começando e quer ter uma noção melhor de como é fotografar nessa distância focal fixa, com uma grande abertura. Caso você tenha um pouco mais de economias para investir, pense melhor na possibilidade de comprar uma lente da marca de sua câmera.

Foto de Christopher Frost feita com a lente Yongnuo 85mm f/1.8
Foto de Christopher Frost feita com a lente Yongnuo 85mm f/1.8
Foto de Christopher Frost feita com a lente Yongnuo 85mm f/1.8
Foto de Christopher Frost feita com a lente Yongnuo 85mm f/1.8