Câmeras, lentes e iluminação Criatividade Fotografia com celular fotografia mobile

Fotógrafo amador usa smartphone para capturar halos incríveis de luz

Foto: Michael Schneider

O fotógrafo e blogueiro amador Michael Schneider foi esquiar com os amigos nos Alpes suíços. Mas o que ele não esperava era tirar uma fotografia que viralizasse na internet. Enquanto esperava por um amigo na montanha, Schneider aproveitou para testar a qualidade da câmera do seu novo smartphone. As fotografias resultantes, que capturam halos impressionantes ao redor do sol, viralizaram nas redes sociais depois que ele postou uma no Twitter .

Vários especialistas começaram a analisar a fotografia de Schneider. Mark McCaughrean , consultor sênior de ciência e exploração da Agência Espacial Européia, criou uma ilustração maravilhosa dos diferentes halos visíveis na foto de Schneider. Olhando para o diagrama dele, é incrível ver quantos exemplos de halo foram capturados em uma imagem. Dê o play no vídeo abaixo postado no Twitter pelo Mark.

O círculo completo formado mais próximo do sol é o que a maioria das pessoas chama simplesmente de auréola; mas, para ser mais específico, é conhecido como um halo de 22 °. Também existem halos mais raros na foto, como um arco supralateral na parte superior da imagem. Este arco-íris fracamente colorido se forma quando “os raios passam entre as faces lateral e basal (final) de colunas hexagonais de orientação única”.

A foto de Schneider é muito bacana pra gente sempre lembrar que independente do equipamento que estejamos usando, sempre é possível fazer fotos de grande impacto entendendo o comportamento e características da luz. Veja abaixo mais fotos da montanha, que mostram como os halos se tornaram mais aparentes ao longo do tempo.