Câmeras, lentes e iluminação

Esta lente olho de peixe 250° pode ver o fotógrafo atrás dela

congresso de fotografia

Uma empresa japonesa está desenvolvendo uma lente um pouco absurda: a Entaniya Fisheye 250 MFT, uma olho de peixe com um campo de visão de 250 graus. Ela é desenvolvida para câmera com sensor Micro 4/3, menores que full-frame.

iphoto-lente-fisheye-250-ve-atras-de-si-5

Quais as diferenças entre tamanhos de sensor nas câmeras?

E se você já ouviu falar da lente Nikkor 6mm, pode estar se perguntando se a Entaniya “vê” mais coisas do que a objetiva da Nikon. A resposta é sim. A Nikkon 600 tem um ângulo de visão de 220°, 30° a menos que a Entaniya. O que significa que, se não houver muito cuidado na hora de compor a foto, o fotógrafo pode até aparecer na imagem lá atrás, ao lado da câmera. Veja o ângulo que ela captura:

Imagine que a lente está exatamente no centro do circulo, ali perto do número. O que ela vê vai até mesmo atrás dela e da câmera.
Imagine que a lente está exatamente no centro do circulo, ali perto do número. O que ela vê vai até mesmo atrás dela e da câmera.

A lente Entaniya Fisheye 250 MFT ainda está em desenvolvimento, o que significa que ainda deve ter alterações. Ela deve ser lançada em 3 opções de distância focal: 2,3mm f/2.8, 3.0mm f/2.8, e 3.6mm f/4.0. Abaixo uma foto criada com a 3,6mm usando uma câmera Olympus PEN-F:

iphoto-lente-fisheye-250-ve-atras-de-si-6

O truque óptico de ver atrás de si mesma não é fácil de conseguir, razão pela qual todas as três lentes apresentam 18 elementos em 12 grupos, incluindo 3 elementos de extra-baixa dispersão. Espera-se que a Entaniya Fisheye 250 MTF seja lançada até final de 2016 e custe cerca de US$ 3.500.
iphoto-lente-fisheye-250-ve-atras-de-si-1

Fonte: Bokeh, PetaPixel

Sobre o autor

Ruca Souza

Ruca Souza é jornalista, redatora publicitária e fez parte do iPhoto Channel de 2015 à 2018. Ela também tem uma banda: www.instagram.com/rucasouza

Adicionar um comentário

Clique aqui para postar um comentário















error: Content is protected !!