Câmeras, lentes e iluminação Curiosidades

Descubra como a câmera “engorda” as pessoas

É bem comum ouvir dizer que a câmera “engorda”, especialmente atrizes em programa de TV. E o cálculo costuma ser por volta de 5 quilos – o que é muita coisa pra algumas pessoas. Mas como isso acontece? No GIF abaixo você consegue ver o milagre da multiplicação de quilos (ou do emagrecimento):

Isso acontece por causa da distância focal da lente, que afeta a aparência da pessoa, achatando ou afinando o semblante, o que “engorda” ou até mesmo “emagrece” alguém. Na busca pela melhor lente para retratos, o fotógrafo Dan Vojtech fez uma série de 9 retratos nas distâncias de 20 milímetros, 24mm, 28mm, 35mm, 50mm, 70mm, 105mm, 150mm e 200mm. Para que o rosto do modelo parecesse o mesmo em cada foto, colocou a câmera mais perto com as lentes grande-angulares e mais longe fotografando com as teles.

20mm

24mm

28mm

35mm

50mm

70mm

105mm

150mm

200mm

“É sempre difícil de responder qual é a melhor distância focal para um retrato”, diz Vojtech. Ainda assim, as distâncias focais comumente recomendadas para retratos estão entre 85mm e 135mm, pois ajudam a evitar distorções como o afinamento ou o aumento da face do modelo. Existem, é claro, outros fatores que influenciariam na distorção e “engorda” do modelo. Não apenas a lente, mas o tamanho do sensor e, principalmente, a distância entre o fotografado e a câmera ditarão a perspectiva e distorção na foto.

iphoto-como-camera-engorda-as-pessoas

via PetaPixel


Assine nossa newsletter e fique informado :)

Ruca Souza

7 comentários

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Olá Ruca!
    Parabéns pela matéria que é muito interessante! Fiquei apenas com uma dúvida. A câmera utilizada para o teste era Full frame ou DX? Obrigado e abs

  • A reportagem de vocês está equivocada, onde se diz: “Ele posicionou o modelo sempre na mesma distância da câmera, modificando apenas a lente.” é falso, pois se ele tivesse feito isso não haveria distorção. O que criou a distorção (mudança de perspectiva) foi justamente alterar a distância da câmera para compensar as diferentes lentes e manter o mesmo enquadramento.
    Basta fazer um teste, se você não mover a câmera nem o assunto e trocar de lentes, você altera o enquadramento e não a perspectiva (que causa distorção no assunto) pois uma lente mais angular irá “enxergar” mais, se você coloca uma tele você irá ter o oposto.
    Uma 85mm, 100mm ou equivalentes são boas para retratos (rosto ou meio corpo), justamente porque você não precisa “colar” no assunto para retrata-lo. Mas se você só tem uma 24mm é quer fazer um retrato (enquadrado, sem crop na pós) você acaba se aproximando demais e aí sim você cria a distorção. 🙂

      • : )
        Essa informação pega muito fotógrafo quando está começando, mas é muito importante saberem que a diferença está na distância entre câmera e o assunto. Muitas vezes as pessoas querem compensar a falta de uma lente se aproximando muito do assunto. Tendo conhecimento de como funciona podemos fazer uso criativo desta distorção e não “engordar” alguém sem querer ou sem saber porque.

Receba as novidades por e-mail












error: Content is protected !!