Câmeras, lentes e iluminação Com que lente eu vou?

“Com que lente eu vou?” Vá de cinquentinha!

Livro de fotografia

Realmente, é difícil achar uma objetiva mais popular que a famosa “cinquentinha”. A lente normal já estrelou esta seção (leia sobre isso aqui) e volta a ser citada, desta vez pelo fotógrafo de moda e beleza Junior Luz. A diferença, porém, é que o goiano “pilota” uma claríssima 50mm 1.2.

jr luz_-2-3
Retrato feito com a nova aquisição de Junior Luz: “apaixonado” pela cinquentinha

iPhoto Channel_Com que lente eu vou_50mm“Gosto de usar lentes mais claras e abusar do desfoque”, informa Junior, que adquiriu a objetiva há apenas dois meses. Deve ter desembolsado por volta de 5 paus (no Mercado Livre, a cinquentinha da Canon – Luz usa uma EOS-1D X – varia de R$ 4.200 a R$ 5.300). Junior, que tem se dedicado a fazer ensaios de mulheres, não poupa a nova aquisição: a põe para trabalhar onde quer que seja chamado à ação.

jr luz ..,..,.“Estou apaixonado por ela”, declara-se. “Uma lente com uma superabertura que me permite fotografar em ambientes de pouquíssima luz e conseguir um excelente desfoque. Hoje, estou usando ela em todas as ocasiões, desde ensaios normais até casamentos”, confirma.

A razão principal é que a 50mm 1.2, por ser extremamente clara, cai como uma luva na mão de quem pretere o flash. Caso do fotógrafo radicado em Floripa, que pode abusar da sensibilidade elevada da 1D X, câmera full-frame que controla bem o ruído em faixas altíssimas de ISO (chega a 204.800). “Inutilizou meu flash para sempre! Tenho condições de fotografar em qualquer ambiente com quase zero de luz”, garante o cara que, por via das dúvidas, colocou esse elemento primordial da fotografia no próprio nome.

jr luz_-12
Característica das 50mm, o desfoque é mais suave nas 1.2

Para quem não está acostumado com ela, porém, pode ser um pouco difícil domar o foco bastante restrito da lente, especialmente nas aberturas maiores. “Conheço várias pessoas que já compraram essa lente e depois venderam por não conseguirem focar em 1.2 de abertura”, explica Junior, que experimentou a dificuldade em acertar o foco no início. No seu caso, porém, um pouco de treino resolveu a questão: antes de abrir a carteira, o rapaz “filou” a cinquentinha dos amigos e praticou para pegar o jeito.

Precisa de uma lente leve, versátil, extremamente clara e está com folga no caixa? Vá pelo Junior Luz e compre uma cinquentinha 1.2!

banner-estudio-evolution12

Sobre o autor

Alcides Mafra

Alcides Mafra

Jornalista e colaborador do iPhoto Channel (alcidesmafra@iphotochannel.com.br)

Adicionar um comentário

Clique aqui para postar um comentário