Câmeras, lentes e iluminação Concurso de Fotografia Curiosidades

As câmeras mais usadas no World Press Photo

congresso de fotografia

Quais são as câmeras mais utilizadas? Qual é a fabricante mais popular entre os fotojornalistas? Todas as fotos foram realizadas com câmeras digitais? Essas foram algumas das perguntas que o Iker Morán, do site hastalospíxeles.com, procurou responder após analisar os dados técnicos das imagens selecionadas (42 das 55 fotos) nesta última edição.

1

Sem dúvida, o World Press Photo é o concurso internacional de fotojornalismo mais prestigioso. As imagens selecionadas refletem diferentes realidades do nosso mundo. São fotos que comovem e despertam nosso espírito de reflexão sobre o assunto retratado. Porém, existem outros tipos de análises que podem ser realizadas neste concurso. Uma deles é sobre as ferramentas utilizadas pelos fotógrafos.

Em termos de marcas, a Canon é a fabricante ganhadora desta edição, já que o 58% das fotografias foram registradas com essas câmeras. O segundo lugar foi para a Nikon, com 28%.  A Leica, Sony e Mamiya ocuparam o terceiro, quarto e quinto lugar, respectivamente.

A câmera mais utilizada foi a Canon EOS 1D-X, seguida pela EOS 5D Mark II e Mark II. Um pouco mais atrás aparecem os modelos da Nikon, como a D4, D800 e D700. Embora a maioria das imagens fosse realizada com câmeras digitais, 2% das fotos ganhadoras foram produzidas por câmeras analógicas.

O fotógrafo americano John Stanmeyer, ganhador das 57 ª edição do World Press Photo com sua imagem “sinal”, utilizou uma Canon EOS 5D Mark III a ISO 10.000, com uma lente 35mm, abertura de f/1.4 e uma velocidade de 1/41.

 

Via Fotografia

 

gif

 

Sobre o autor

Alecsander Hoppe

Adicionar um comentário

Clique aqui para postar um comentário















error: Content is protected !!