Câmeras, lentes e iluminação

As câmeras preferidas dos fotojornalistas vencedores do World Press Photo 2019

Livros de fotografia

Uma pergunta muito feita entre fotógrafos é: qual câmera você usa? Sabemos que o equipamento não faz o fotógrafo, mas a curiosidade comanda. O maior prêmio de fotojornalismo do mundo, o World Press Photo, anunciou os vencedores da edição de 2019 e o site Photolari publicou os dados detalhados dos equipamentos.

Fotografia vencedoras do World Press Photo 2019 Foto: John Moore

No ano passado a comparação dos equipamentos teve como vencedora a Nikon com 52% de fotojornalistas usuários da marca, mas o reinado não durou muito tempo, a opção pelo uso das câmeras Canon se sobressaiu neste ano com 46,4% e a Nikon ficou com 36,8%. Com destaques de uso para as câmeras: Canon 5D Mark IV, a Canon 5D Mark III, Canon 1DX Mark II.

Embora a Sony tenha desempenhado um papel importante na produção de nas câmeras full-frame o uso pelos fotojornalistas ficou com apenas um fotógrafo finalista que usou uma Sony a7R II. A Leica dona de uma fama histórica aparece com 2,6%, mesmo percentual da Sony.

A grande especulação sobre o sumiço das DSLRs no mercado pode ser extinta. As principais fotografias do World Press Photo utilizaram câmeras DSLRs totalizando 71,1% enquanto as mirrorless representam 4,4% das imagens produzidas. O cenário preferencial de uso das mirrorless pode mudar? Com certeza, elas não perdem em questão de qualidade. Mas tratando de preferência em câmeras as DSLRs ainda são as queridinhas dos fotojornalistas.

Sobre o autor

Eliza Doré

Eliza Doré

Jornalista do iPhoto Channel é formada pela Univali em Comunicação social com ênfase em jornalismo e pós-graduada em Gestão Cultural, estudou fotografia documental em Buenos Aires.

Adicionar um comentário

Clique aqui para postar um comentário















error: Content is protected !!