Câmeras, lentes e iluminação

2 dicas essenciais para limpar o sensor da câmera

Foto: Rodolfo Clix
Livro de fotografia

A limpeza da câmera é uma das coisas mais importantes que você pode fazer para cuidar do seu equipamento. Para isso preparamos três dicas que vão te ajudar na parte mais especial de todas: o sensor.

1) A troca de lentes

Essa é uma das dicas mais importantes porque é ela que antecede ao momento exato da limpeza. Muitos fotógrafos trocam a lente da câmera com ela apontada para cima, mas o problema é que isso vai acumulando uma quantidade de partículas de poeira no sensor e na hora de limpar isso pode ser algo ruim.

Por isso na hora de trocar as lentes mantenha sempre a câmera virada para baixo, o mais longe possível de ambientes muito empoeirados. E para identificar se há partículas de poeira no seu sensor, tire uma foto do céu claro com f/22, elas irão aparecer. 

2) A limpeza

Escolha um ambiente sem vento e sem poeira acumulada. Aqui vai uma breve lista dos itens que NÃO devem ser utilizados na limpeza do seu sensor: 

– Não sopre o sensor, pode cair saliva;

– Não use ar comprimido

– Não use a caneta de limpeza de lente no sensor

 Não use objetos pontiagudos

Você pode usar o soprador de pó, mas lembre-se de fazer isso com a câmera virada para baixo, conforme explicamos anteriormente.

Caso você não esteja muito seguro de realizar a limpeza no sensor, ou identifique que a lente precise de mais atenção além disso é bom procurar uma loja de limpeza especializada e que seja de sua confiança.

Sobre o autor

Eliza Doré

Eliza Doré

Jornalista do iPhoto Channel é formada pela Univali em Comunicação social com ênfase em jornalismo e pós-graduada em Gestão Cultural, estudou fotografia documental em Buenos Aires.

Adicionar um comentário

Clique aqui para postar um comentário