Muitos fotógrafos ainda torcem o nariz ao ouvir esse tipo de informação, mas gostando ou não, o crescimento e domínio dos smartphones na fotografia parece uma questão de tempo. E uma declaração bombástica do presidente e CEO da Sony Semiconductor Solutions reforça isso de uma maneira ainda mais clara e precisa. Segundo Terushi Shimizu, as câmeras de smartphones vão superar a qualidade das câmeras reflex de lente única (DSLR e Mirrorless) nos próximos anos, especificamente até 2024.
Mas com base em que o CEO faz essa afirmação? Segundo ele, a qualidade das fotos de smartphones aumentará por causa da rápida evolução dos seus sensores, aberturas maiores e tecnologia de fotografia computacional.
A Sony acredita que as câmeras de lentes intercambiáveis serão deixadas para trás porque o tamanho médio dos sensores dos smartphones top de linha irão dobrar até 2024 e isso aumentará significativamente a qualidade das fotos. Além disso, a empresa diz que a “saturação quântica” e o processamento por inteligência artificial (fotografia computacional) fará com que os smartphones superem as câmeras fotográficas convencionais.
As previsões da Sony para os smartphones não param por aí. Segundo a empresa, até 2025 os smartphones terão um salto no desempenho de vídeo de alta velocidade com mais megapixels, melhor desempenho de foco automático (o foco se tornará mais fácil, rápido e preciso), suporte de vídeo 8K, processamento de vários quadros para melhor HDR e processamento de IA mais poderoso.
Se você ainda não está crente que os smartphones podem avançar rapidamente sobre o mercado das câmeras SLR, então leia um artigo que publicamos essa semana aqui no iPhoto Channel sobre o novo sensor de 200 megapixels da Samsung que permitiu capturar uma foto e imprimi-la do tamanho de um prédio (leia o artigo neste link). E aqui não se trata de gostar ou não dessa evolução, mas sim de que você precisa entender o movimento que está acontecendo no mercado.
Quando surgiram as primeiras câmeras digitais em 1998, muitos fotógrafos analógicos (que só trabalhavam com filmes negativos), disseram que isso era um modismo, que nunca a fotografia digital ia superar a qualidade da fotografia analógica, etc. Você não precisa se tornar um fotógrafo mobile do dia para à noite e abandonar suas câmeras. Nada disso! Mas é importante você entender esse movimento tecnológico e se posicionar da melhor maneira possível para não ficar para trás.
Leia também: Metalentes: tecnologia revolucionária pode eliminar lentes de câmeras fotográficas
Compartilhe esse post para aumentar nossa alegria e motivação para criar mais posts e conteúdos pra você
Há 10 anos publicamos diariamente 3 a 4 artigos para você ficar bem informado de forma gratuita. Nossa única fonte de receita são os anúncios do Google Ads, que são exibidos automaticamente ao longo das matérias. É com esses recursos que pagamos nossos jornalistas, webdesigners e custos com servidores, etc. Se puder, nos ajudar compartilhando sempre os conteúdos em grupos do WhatsApp, Facebook, Instagram, etc. Agradecemos imensamente.