Geralmente, a câmera de um iPhone grava vídeos em 30 fps (frames por segundo). E se você colocar a gravação em câmera lenta, a taxa aumentará até 240 fps. Já no cinema, a famosa cena da explosão central no filme Oppenheimer, vencedor do Oscar, foi gravada em 48 fps. Ou seja, atualmente esses são os padrões da indústria audiovisual. Porém, pesquisadores da Universidade de Quebec, no Canadá, criaram a câmera mais rápida do mundo, que captura incríveis 156,3 trilhões de frames por segundo (fps).
A nova câmera chamada SCARF, sigla em inglês para “femtofotografia” em tempo real com abertura codificada por varredura, foi desenvolvida com uma técnica que registra 132 frames por segundo a partir de um pulso de laser ultra rápido, denominado Laser Chirp, que em 2018, ganhou o Prêmio Nobel de Física. Como você pode ver abaixo, a nova câmera ainda não tem uma aparência bonita, por se tratar de um protótipo, mas é uma inovação gigantesca em termos de tecnologia:
Embora ainda esteja sendo desenvolvida e usada apenas por pesquisadores dentro da Universidade, a nova câmera sinaliza ao mercado e profissionais da área, o quanto ainda é possível evoluir a tecnologia dos equipamentos nos próximos anos. Imagine, quantas cenas incríveis seriam possíveis capturar em todas as áreas para mostrar detalhes físicos, químicos e biológicos de tudo que vemos no dia a dia.