Apesar dos avanços da fotografia digital e a busca por imagens cada vez mais nítidas, existe um movimento voltado para a criação de câmeras alternativas utilizando diferentes meios, como videogames e impressão térmica, por pura diversão. Recentemente, o engenheiro e artista visual australiano Dan Macnish criou a Draw This, uma câmera instantânea que tira fotos e as imprime como desenhos.
“Há algo eternamente divertido em uma imagem física e única, que é singularmente diferente do digital”, escreve Macnish. “Brincando com redes neurais para reconhecimento de objetos um dia, imaginei se poderia levar o conceito de uma Polaroid um passo adiante e pedir à câmera para reinterpretar a imagem, imprimindo um desenho”.
Depois que o dispositivo tira uma foto com sua câmera digital, uma rede neural de dados do Google reconhece os objetos. Então, a câmera usa o “The Quick, Draw! Dataset”, um banco de dados com 50 milhões de desenhos enviados por usuários em 345 categorias de um jogo. A câmera baseada em Raspberry Pi usa os desenhos para imprimir sua versão da foto em papel térmico.
“Uma das coisas divertidas sobre esta polaroid re-imaginada é que você nunca consegue ver a imagem original”, diz Macnish. “O resultado é sempre uma surpresa. Uma selfie de comida de uma salada saudável pode se transformar em um enorme cachorro-quente, ou uma foto com amigos pode ser fotobombada por uma cabra.”
Para quem tem interesse em se divertir criando a sua própria versão da câmera Draw This, Macnish compartilhou o código e instruções no site GitHub.