Um dia você resolve ir a uma liquidação de usados e, de uma hora para outra, torna-se um arqueólogo do passado recente. Foi o que aconteceu com o canadense Chris Hughes, que encontrou em 2013 uma câmera usada na Primeira Guerra Mundial para fazer fotografias em 3D. A câmera estéreo de 100 anos possui slides de vidro que proporcionam a visão tridimensional (mesmo que precária) das cenas através de um visualizador.
“Cada lâmina é um pedaço da história em forma fotográfica e fico arrepiado cada vez que coloco uma lâmina de vidro para ver no visualizador estéreo 3D”, diz Hughes.
Trata-se da câmera Verascope, construída no século 19 por Jules Richard. Ela fotografava com placas de vidro e foi a pioneira na fotografia em estéreo. Veja abaixo uma propaganda portuguesa sobre a câmera:
A unidade em especial foi usada pelo exército francês durante a Primeira Guerra Mendial. Por sorte, a câmera e seus slides continuavam em bom estado.
A câmera e seus slides podem ser vistos de perto no estúdio A Nerd’s World, propriedade de Chris Hughes, em Toronto, Canadá. Porém, para aqueles que estão longe, é possível ter um vislumbre dessas fotografias 3D através dos GIFs abaixo: