Camelo vira assistente de fotógrafo e ajuda a capturar imagens em lugares inexplorados
Em tempos de modernas tecnologias na fotografia, inclusive drones, um grupo de fotógrafos recorreu a um camelo para fotografar lugares remotos e áreas inacessíveis na Arábia Saudita. O primeiro camelo assistente de fotógrafo do mundo ajudou de forma remota a capturar imagens incríveis, onde fotógrafos profissionais não conseguiriam chegar pessoalmente ou com outro tipo de equipamento.
Na corcunda de uma camela, chamada Sarha, foi instalada uma câmera movida a energia solar, que foi feita sob medida e com acolchoamento extra para garantir o máximo conforto para as costas da camela. Também foram instalados um notebook militar, um dispositivo rastreador e um roteador para transmissão das imagens remotamente.
Literalmente, a camela se tornou uma excelente assistente de fotógrafo. Durante uma semana, os fotógrafos deixaram Sarha vagar livremente por lugares de difícil acesso para humanos (em virtude dos terrenos acidentados e por causa do clima extremo do deserto). Porém, depois de longas viagens a locais remotos e cenários nunca explorados antes, ela voltava todas as noites para o acampamento base, onde uma equipe verificava se estava tudo bem com sua saúde.
Com a ajuda de Sarha, 11 renomados fotógrafos de natureza e paisagem de todo o mundo tiraram fotos de forma remota para uma campanha que mostra a beleza da terra. As imagens foram compiladas em uma campanha criada pela agência de criação Wunderman Thompson para a Saudi Telecom Company (STC), uma empresa de telecomunicações com sede na Arábia Saudita. Veja abaixo um pequeno vídeo com os bastidores do projeto:
Quais foram as reações dos fotógrafos?
“Eu me senti como um dos primeiros astronautas, entrando em Marte – é simplesmente inacreditável”, disse o fotógrafo Ben Jacks, um dos 11 membros do grupo. “Como fotógrafo, nunca imaginei que seria capaz de fotografar nesses lugares, porque são extremamente difíceis de chegar”, disse Ahmad Almalki, outro fotógrafo que participou do projeto.
“Demos a cada fotógrafo um intervalo de tempo, no qual ele pode acessar o sistema da sonda por meio de um centro de controle dedicado que desenvolvemos para Sarha. De lá, eles foram capazes de controlar totalmente o sistema da plataforma sobre a corcunda de Sarha e usar todas as configurações de câmera de sua mesa em casa”, revelou Rayyan Aoun, diretor executivo do projeto.
Depois que a missão terminou, a camela Sarha passou por um check-up médico completo e foi devolvida para a fazenda que a emprestou para o projeto. “Estamos constantemente verificando Sarha e nos certificando de que ela estará em forma para a próxima jornada de descobertas de novas terras”, disse Rayyan sobre o interesse de usar a camelo em novas explorações remotas. Veja abaixo algumas imagens fantásticas capturadas com a ajuda imprescindível da camela:
Ajude o iPhoto Channel
Se gostou desse post, por favor, compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais (Instagram, Facebook e WhatsApp). Há quase 10 anos produzimos diariamente 3 a 4 artigos para você ficar bem informado de forma gratuita. Nunca cobramos qualquer tipo de assinatura. Nossa única fonte de receita são os anúncios do Google Ads, que exibidos automaticamente ao longo das matérias. É com esses recursos que pagamos nossos jornalistas e custos com servidores, etc. Se puder, nos ajudar compartilhando sempre os conteúdos, agradecemos imensamente. Os links para compartilhamento estão no começo e fim deste post.