A 40ª edição do Calendário Pirelli foi lançada nesta terça-feira (27) no hotel Copacabana Palace, no Rio de Janeiro. A versão 2013 do famoso calendário foi fotografada pelo premiado fotojornalista norte-americano Steve McCurry, que participou do evento de lançamento, junto com algumas das modelos fotografadas por ele para a nova edição.
A produção teve como cenário o Rio de Janeiro. McCurry, que ficou internacionalmente famoso pelo retrato da menina afegã, fotografou as modelos nas ruas e em algumas comunidades, principalmente nos bairros da Lapa, Santa Teresa e no centro.
Diferente da maioria das outras edições do “Pirelli Cal”, a sensualidade e nudez deu lugar ao ativismo: as modelos foram escolhidas não apenas em função da bela estampa, mas por conta de seu engajamento social. Desse modo, ao lado de modelos como a brasileira Isabeli Fontana, a tcheca Petra Nemcova e a etíope Liya Kebede – as duas últimas, presentes ao lançamento – participaram a cantora Marisa Monte e a atriz Sônia Braga, e ambas desenvolvem projetos sociais.
Steve McCurry disse ter ficado surpreso com o convite, “já que não tenho muita experiência com moda, apesar de adorar mulheres bonitas”, brincou. O fotógrafo, experiente na cobertura de guerras, incorporou elementos de fotojornalismo e o seu conhecimento da cidade do Rio para desenvolver esse trabalho.
“O Rio é uma locação inacreditável. É provavelmente a melhor fotografia e paisagem do mundo”, elogiou, aprovando também as favelas, onde obteve “as melhores vistas da cidade”. Esta é a terceira vez que o Brasil serve de cenário para o Calendário Pirelli.
Assista abaixo a um vídeo da produção do Calendário Pirelli 2013: