O fotógrafo sul-mato-grossense Marcelo Buainain, 50 anos de idade, foi nominado em mais um concurso internacional. Ele conquistou um primeiro lugar na terceira edição do prêmio para fotografias em preto e branco do Worldwide Photography Gala Awards (WPGA), na categoria Retrato.
A foto premiada é a que aparece acima, Boy at home. Foi feita em setembro de 1999, em um quilombo às margens do rio Marimbu, no interior da Bahia, onde o fotógrafo esteve na companhia do jornalista português Paulo Chitas.
Em seu renovado website, Marcelo conta que guardou poucos detalhes da feitura da imagem. Lembra apenas que o menino se submeteu pacientemente à sua composição.
“Passado mais de uma década, impossível não me perguntar sobre o atual paradeiro e destino desse garoto, cuja infância foi curtida – ou sofrida – em um povoado do nordeste brasileiro. Mesmo sabendo que no Brasil prevalecem as desigualdades e injustiças sociais, prefiro acreditar que hoje esse menino é um homem realizado e digno da grandeza da raça dos seus ancestrais”, divagou Buainain, que também revelou o desejo de retornar àquele lugar para “compartilhar com toda a comunidade esse envelhecer das imagens que ali capturei”.