Brasileiros são destaque em prêmio internacional de fotografia de casamento

Reconhecida mundialmente, a organização Wedding Photojournalist Association (WPJA) acaba de revelar os melhores fotógrafos de casamento de 2015. E o Brasil está muito bem representado por sete fotógrafos no Top 100 mundial. O fotógrafo Wellington Fugisse, 8º lugar na lista e primeiro brasileiro a estar entre os Top 10, conta que ver tantos colegas na lista é o resultado do crescimento e evolução da fotografia brasileira.

Foto: Wellington Fugisse
Foto: Wellington Fugisse

“Não devemos nada aos gringos, a fotografia de casamento do Brasil está cada dia mais linda e autoral. A expansão da participação nos concursos de fotografia e a participação em workshops e congressos motivou um crescimento espantoso nos últimos anos. É de encher os olhos e a alma”, diz Fugisse. Para o fotógrafo, os prêmios fazem surgir novas oportunidades, dão novos ânimos criativos e são uma forma de reconhecimento além do financeiro “que ajuda a nos libertar da ideia de que trabalhamos apenas por dinheiro”.

“E principalmente uma maneira de desafiar-se, para não cair no comodismo e na zona de conforto”, diz Wellington Fugisse.

Para o fotógrafo Maikol Nack, 16º na competição, o resultado geral dos brasileiros é o sinal de que a fotografia nacional está no caminho certo. “O WPJA é voltado para fotógrafos que documentam os casamentos na sua forma mais real, sem priorizar poses ou produções fotográficas. E isso acaba chegando aos olhos dos clientes, que entendem que eles devem aproveitar o casamento, curtir ao máximo, e deixar o fotógrafo cada vez mais livre para fotografar”, explica. “É um incentivo para que a fotografia de casamento do Brasil seja cada vez mais voltada aos sentimentos dos envolvidos”.

Foto: Maykol Nack
Foto: Maykol Nack

Sobre receber o prêmio, Nack diz que a sensação é de realização. “Não trabalhamos diretamente para isso, nosso foco sempre é ver o reconhecimento vindo de nossos clientes, através dos álbuns de casamentos que entregamos. Porém, o reconhecimento vindo de outros fotógrafos, internacionalmente ainda, é algo que nos motiva a sempre buscar fotos diferentes, que carreguem os álbuns com nosso olhar apurado”, comenta.

Foto: Wellington Fugisse
Foto: Wellington Fugisse

Os brasileiros na lista da WPJA dos melhores de 2015 são: Wellington Fugisse (Rio Grande do Norte) em 8º lugar; Maykol Nack (Santa Catarina) em 16º lugar; Andre Martins dos Santos (São Paulo) em 58º lugar; Milena Reinert (Santa Catarina) em 59º lugar; Clara Sampaio (Rio de Janeiro) em 64º lugar; Vinicius Matos (Minas Gerais) em 59º lugar e Rafael Vaz (São Paulo) em 98º lugar.

Foto: Wellington Fugisse
Foto: Wellington Fugisse

Artigos relacionados