O fotógrafo brasiliense Marcio Cabral foi o vencedor do International Garden Photographer of the Year, principal premiação de fotografia de plantas do mundo. A imagem vencedora, intitulada “Cerrado Sunrise”, foi fotografada em Alto Paraíso de Goiás, na Chapada dos Veadeiros, e apresenta um campo coberto por uma planta do cerrado durante o por do sol.
A foto mostra o brilho do reflexo da luz solar nas hastes de centenas de plantas da espécie Paepalanthus chiquitensis Herzog. Conhecida popularmente como chuveirinho, a planta é uma das principais inspirações de Cabral, que há mais de uma década evoluiu sua técnicas tornando-se um especialista nessa espécie nativa do cerrado. O fotógrafo destacou a importância da conservação desse bioma:
“É importante para o mundo ver e se conscientizar que o Brasil não tem só a Amazônia. E o Cerrado está sendo devastado pelo avanço da agricultura”, comentou Cabral em entrevista ao jornal O Globo.
Esta é a primeira vez que um brasileiro vence o prêmio principal do concurso. Além do reconhecimento internacional, o fotógrafo recebeu 7.500 libras (cerca de R$ 34 mil). Cabral também ficou em 3º lugar na categoria Black & White com a foto “Cerrado Sunset” e foi finalista na categoria Trees, Woods & Forests com a foto “Sucupira Tree”.
No ano passado, Marcio foi premiado no Wildlife Photographer of the Year, concurso internacional de fotografia de vida selvagem promovido pelo Museu de História Natural de Londres, na Inglaterra. A foto premiada, intitulada “Ecosystem”, mostra um tamanduá-bandeira diante de um cupinzeiro com bioluminescência, no Parque Nacional das Emas, Chapadão do Céu/GO.